9 novembro, 2010

Minha redação no Enem

Posted in Egotrip às 2:53 pm por Deborah Sá

Tema: Trabalho na construção da dignidade humana

O conceito do trabalho como meio de realização pessoal, não parece aplicável a rotina dos usuários do transporte público a caminho de seus compromissos profissionais. As vagas de emprego que oferecem oportunidades de ascensão, salário justo e a garantia de direitos trabalhistas são reservados aos que possuem formação técnica e acadêmica, estes requisitos são preenchidos por uma pequena parcela da população que obteve auxilio de terceiros no período em que freqüentou instituições de ensino. A lacuna de mão de obra “não qualificada” é destinada a tarefas de pouco prestigio social e mesmo quando há conscientização sobre os acordos na contratação, exigir seu cumprimento em grande parte significa demissão.

A construção da dignidade humana através do trabalho só será completa quando democrática e o acesso ao “saber” não for propriedade de uma elite conservadora que privilegia seus descendentes, esses que sequer cogitam interromper seus estudos para o encargo da renda familiar.

OBS: Erros ortográficos –  No meu rascunho escrevi “Ascenção” /o\ e não coloquei “saber” entre aspas. Espero que tenha transcrito corretamente para o original. ARGH!

OBS²: O começo ficou confuso, mas depois da prova, questões de matemática e cansaço, esse foi o melhor que consegui fazer :(
Espero que no próximo ano, faça melhor >.<

5 Comentários

  1. Nanny said,

    Nem me pergunte o que escrevi na minha redação…
    Ainda me dá dor de cabeça,ainda mais com essa palhaçada
    de quererem anular o ENEM!
    Não tenho estrutura pra passar por isso de novo…
    Até mais!

  2. Paula Borges said,

    Oi Deborah, acredito que esse é meu primeiro comentário em seu blog…

    Estou decepcionada com o ENEM. Neste ano o fiz pela primeira vez e foi muito frustrante, não tanto pela prova, mas por tudo o que passei até chegar no local da prova, que era próximo do local onde aconteceria uma corrida de Fórmula 1. Imagine o trânsito como estava fluindo e o imenso “calor humano” no ônibus…

    A redação foi um caso muito triste porque para que eu me sinta segura sobre algo que escrevo preciso editar umas três vezes e não tive muito espaço pra isso (esqueci de levar folhas adicionais). Não acho que escrevi besteira, mas fica o pensamento incômodo de “Eu poderia ter feito melhor”.

    Sinceramente não quero participar das próximas provas do ENEM.

    Paula Borges

  3. Laura Oliveira said,

    o lance é fazer a redação antes da prova.. eu nao conseguiria ter paciencia se deixasse pra depois.
    ficou otima a redacao! parabens ;*

  4. Deborah Sá said,

    Obrigada a todas :)

    Sobre o Enem, concordo com a Lola

    http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2010/11/o-enem-nao-vale-nada-mas-eu-gosto-de.html

  5. Muito bom :D


Os comentários estão desativados.

