8 junho, 2010

Caminhada Lésbica 2010

Posted in Eventos às 3:19 pm por Deborah Sá

Após o susto da noite anterior, acordei feliz para participar da Caminhada Lésbica, o horário previsto eram ás 12:00, cheguei vinte minutos antes e não havia ninguém na praça, quer dizer, apenas três homens e um deles com uma câmera.

– Vocês vieram para a Caminhada?
– Sim – apareceram cinco moças, avisaram que o caminhão chega ás 13:00-
– Certo, muito obrigada. Vou almoçar no Shopping.

Na Spoleto a Be me ligou avisando que logo estaria por lá. Encontrei algumas mulheres queridas: Tamy, Manina, Smelly, Dinha, Poly, Auad, Mara, Denise e conheci outras tantas, como a Cristal e Dri Guedas.


Dancei Like a Prayer (minha preferida da Madonna), Le Tigre, Abba e outras :)

Veja mais fotos: Terra, De Bandeira, Dykerama

Qual a importância da Caminhada?

Lésbicas são invisibilizadas. Quando optam por mostrá-las abusam de estereótipos “para hétero ver” incitando a idéia que o desejo lésbico é incompleto e serve apenas de entretenimento sexual masculino. A parada gay é apoiada pelo Estado visando o lucro, a mídia não mostra a pluralidade dos casais focando-se em Go-go boys e travestis, distorcendo o conceito de amor livre. Estas mesmas emissoras de televisão camuflam anualmente  as notícias de mortes e violências em decorrência da lesbofobia, transfobia e homofobia. Anulam em suas novelas a prática não heterossexual e programas de humor ridicularizam a luta de ativistas. Caminhemos todas.

10 Comentários

  1. Vegan_ said,

    que orgulho de vocês, ano que vem quero ter a honra de caminhar lado a lado com todas vocês.
    parabéns pela coragem e ativismo!

    p.s.: feministas vegetarianas, que luxo ;D

    • Deborah Sá said,

      Estaremos querida, =***

  2. Thiago Beleza said,

    Soube da caminhada lésbica, pensei em fotografar, mas imaginei que poderia ser invasivo e acabar hostilizado como um heterozinho querendo ver um showzinho…

    mas mto show a parada…

  3. Srta. Bia said,

    Quanto a caminhada, concordo com algumas críticas que fez a Parada, mas não acho que um evento paralelo seja a melhor maneira de trazer holofotes para as lésbicas. O movimento precisa se unir. Aqui em Brasília, por exemplo, o Coturno de Vênus é um dos grupos mais atuantes. E na Parada daqui as lésbicas sempre tem muito destaque. Concordo plenamente que a mídia só estereotipa, mas o fato do governo dar dinheiro para a Parada deve incomodar muita gente e eu fico muito feliz de ver o Estado patrocinando ações que são claramente gays. É claro que ainda há muito o que mudar e tenho certeza que a Caminhada Lésbica deve ser um movimento bacana, mas acho que tem que estar inserido dentro da Parada, até mesmo para a Parada não deixar de ser um movimento político e social.

    • Deborah Sá said,

      Oi Bia, fiquei feliz de te ver aqui :)

      Quanto à parada e caminhada juntas:

      A Parada de SP é gigantesca, acha que lá no meio da muvuca alguém ouviria mulheres lésbicas? A mídia mostraria a diversidade? Se a mídia mostrasse alguma manifestação ia focar nas brancas, jovens e bonitas, cada movimento se articula de uma forma, as lésbicas encontraram este.
      É óbvio que “lésbicas”, não são uma massa homogênea, muitas comparecem a Parada Gay no dia seguinte. Dá pra fazer ambos os movimentos, juntas e separadas, quanto mais visibilidade melhor.

      Beijos, até a próxima.

  4. Kami @lucubratione said,

    Eu tinha escrito, esqueci de colocar e-mail e lá se foi tudo embora. haha.
    _
    Reiterando :
    A foto do guarda chuva está lindíssima! gatz! haha
    Adorei a faixa “lésbicas vegetarianas”
    _
    Aqui em Brasíla acontece a mesma coisa, a parada gay OHHH todos os holofotes da mídia e dos patrocinadores reluzindo sobre ela, a parada lésbica uma leve caminhada com um show , ano passado foi assim,os outros anos era maior mas nunca foi tão grande quanto a “parada gay” sem contar que acho que nem tem apoio também =O
    O negócio é continuar indo né!
    O nosso apoio é essencial !
    Beijas gatã =*

    • Deborah Sá said,

      Beijos gatã, #Pegael

    • Deborah Sá said,

      Obrigada pela dica =***

  5. Vegan_ said,

    Não sabia que a Parada Gay era patrocinada pelo Estado.
    E eu achando até hoje que a Parada era um evento bacana para promover a igualdade..

    Lendo o blog da Deborah e aprendendo.. :)
    [como sempre, aliás]


Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: