19 outubro, 2009

Ame seu corpo

Posted in Corpo, Gênero tagged , , às 11:14 am por Deborah Sá

Muitas  dizem sofrer por ler sobre a indústria da moda  e mesmo assim se culpam ao engordar, as espinhas no período pré-menstrual e a frustração na imagem refletida no espelho.

Hoje no Metrô vi uma propaganda de uma espuma de barbear com o garoto propaganda Ronaldo-Fenômeno, se não fosse sua fama alguém que passa muito longe da imagem de galã representaria um modelo ideal? Por que a maioria das mulheres demora tanto para se arrumar?

Nossa imagem corporal é de suma importância para nos relacionarmos com o mundo, cores de nossas vestes, simetria de nosso penteado, tudo isto tem de ser cuidadosamente planejado, é a primeira maneira de poder e aceitação social que conhecemos. Imagine que seu guarda roupa é responsável por julgamentos alheios do que você é.

Para uma mulher, todo dia é uma entrevista de emprego.

Por isto deixamos de sair “quando não temos roupa” mesmo com o guarda-roupa repleto, nos frustramos quando não reconhecem que mudamos o corte de cabelo ou notam que borramos/falhamos ao pintar nossas unhas (dormimos três horas mais tarde para fazê-las).
Um homem não precisa se preocupar tanto com a própria imagem se sua relação com o mundo não está emaranhada com estes valores visuais, basta ser o que a genética lhe dá: Dentuço ou barrigudo, pode ser um modelo ideal em propaganda de loção pós-barba.

Desconstruir

* Olhe o próprio corpo nu no espelho, de frente, de lado, do modo que for, não tenha medo de odores, de gosto e suas formas. Qual é o formato da sua beleza?
Em nossa cultura mulheres são contemplativas, por que não olhar isto de outra forma? Convidar nosso corpo a se olhar mais uma vez, de outro modo, deixar que ele dance, pule, se envolva nele mesmo, preste atenção em suas dobrinhas, no seu umbigo e cada história que ele conta de superação e resistência.

* Leia: Sobre a história das mulheres na China, no Brasil, no Nordeste ou no Afeganistão. Sobre Mitos e Ritos de Beleza, Ciências, Arte e Música.

* Compartilhe: Saia com suas amigas, comam algo muito saboroso juntas, brinquem de pega-pega, guerra de travesseiro e “lutinha”, ouçam suas dores para juntas superar obstáculos tão similares. Seja sincera, diga para elas o quanto são bonitas suas pernas, seu modo de andar ou qualquer outro traço que considere realmente bonito.

Este ano, em sua 12ª edição, o Love Your Body Day (Ame seu Corpo) será celebrado em 21 de outubro. Popular nos Estados Unidos, ele repercute principalmente entre a comunidade de blogueiras e ativistas pelos direitos da mulher.

Fonte
Informado pela Marina
.

5 Comentários

  1. Irani Amaro dos Santos said,

    Concordo plenamente, acho até que se colocassem “eu” como um exemplo de transtorno obsessivo-compulsivo de tudooo nos comerciais, as mulheres se identificariam melhor com tal produto.
    Amar o corpo?! Difícil quando as pessoas criticam o tempo todo, ou vc é magra demais, gorda demais, ou gostosa demais. Nada combina com nada, algumas pessoas não combinam com outras pessoas, e seu cabelo não combina com o formato no seu rosto, sua blusa não combina com seu sapato, e seus dentes são desproporcionais a sua boca.
    Comemoremos então esse dia!

  2. astrocat said,

    elogiar sinceramente as amigas é o melhor conselho ever – ouvir um elogio sincero e sem segundas intenções é ótimo. sem contar que desincentiva o clichê da amizade competitiva entre mulheres…

    • Deborah Sá said,

      Isso mesmo :)

  3. Gabi said,

    Oi Débora sou da comu f&l estou adorando teu blog,mto bom!!!!
    Faço de tudo pra passar tempo com minhas amigas e com minhas irmãs,fazendo exatamente isso que vc disse…mas é difícil viu…essa ditadura tá tão impregnada na cabeça da gente que quando fazemos um elogio elas pensam ate q estamos “tirando uma” com a cara delas =/
    Mesmo assim…n desanimo…e tbm estou ao mesmo tempo batalhando comigo mesma pra superar tudo isso.É como vc mesma disse,”Para uma mulher, todo dia é uma entrevista de emprego. “.Já estou de saco cheio disso!!!!
    abraços!

    • Deborah Sá said,

      Obrigada Gabi =)
      Seja bem vinda ^^

      Nestes casos é desanimador para quem ouve o elogio, se todo mundo zomba de um nariz grande como alguém “do nada” o elogia??

      PS: Pessoalmente gosto de moças com nariz grande.


Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: