7 julho, 2009

Dossiê CCB – Terceira Parte

Posted in Crenças tagged , , , às 10:01 am por Deborah Sá

Pérolas que ouvi na CCB ditas por anciões, cooperadores e outros homens com “ministério”:

* Ancião aponta para lado dos moços:
-Moço! Deus exorta! Será um grande médico, um grande engenheiro!

Em seguida aponta para as moças:
-Moça! Deus te diz! Será uma grande esposa, um grande apoio para teu marido! Uma ótima mãe e dona-de-casa!

* Algumas pessoas querem saber por que as mulheres não podem pregar na CCB. E quem disse que elas não pregam? Pregam no dia-a-dia, na conduta, nos bons modos, no bom testemunho da palavra de Deus. Não precisam pregar aqui em cima pra exercer o ministério.

* Os animais tem alma, mas a alma morre com eles, quando eles morrem

* O homem deve ser submisso a Deus assim como a mulher tem de ser submissa ao homem.

* O menino deu uma facada na mãe porque ela não comprou a figurinha do Yugi Oh

* Acho mesmo tão bobo, esses crentes que choram na frente da televisão com filme e com novela, chorando em frente á uma caixa de isopor, mas tem vergonha de chorar na presença de Deus.

* Bichinho de pelúcia é do diabo, Deus não se agrada de criança empinando pipa, nem de quadros ou bonecas.

* Irmãozinho, moço! DEEEEEUS *gritando* SABE AS REVISTAS QUE VOCÊ GUARDA NA GAVETA, PERTO DA BÍBLIA! TEM MISERICÓRDIA UAULÁSSÁBIS SIRIQUEANDALÁNAPRAIA (“falando em línguas”)!!!!

*Eu sei que vendo todo mundo testemunhando alguns se empolgam, mas irmãos… Vamos agir com sabedoria…vir aqui na frente e contar “Estava andando perto de uma construção, daí caiu um saco de cimento na minha cabeça e GLÓRIA A DEUS, o saco estava vazio”, não é um testemunho…

*Se você discorda disso, vai embora. Deus não precisa de você

E é…eu fui.

Por ter uma vivência de longa data nesta instituição – dos 0 aos 16 anos-, não conseguirei resumir em apenas um post.

Confira Dossiê CCB – Primeira Parte e Dossiê CCB – Segunda Parte

Atenção: Se você, cristão, homofóbico, racista e/ou machinho usar o recurso dos comentários pra me xingar e fazer ameaças saiba: Além de não aceitar seu comentário posso te denunciar por discriminação (reconheço IP). Então, não perca seu tempo.

103 Comentários

  1. Alan said,

    Não membro da CCB, porém sou servo de Deus e pesquisando outros assuntos, não pude deixar de notar o comentário desta jovem, aliás, talvez seja o principal alvo dela.
    Primeiro que ao final ela diz ter uma “longa vivência” dos 0 aos 16 anos, só ser brincadeira, se realmente possui 16 anos que experiências possui e potencial de discernimento espiritual alcançou para julgar estes acontecimentos. Se realmente está insatisfeita com a liberdade concedida as mulheres nesta ou em outra qualquer denominação, basta escolher outra. Aliás, nosso Jesus é perfeito, deu direção e capacitação para homens e mulheres de Deus, para abrirem as mais variadas denominações, com o seguinte intuito, para que ninguém dê a desculpa que não conseguiu se salvar porque não gostava da igreja, pois igrejas com costumes variados é o que não falta; o que realmente não pode haver é que haja evangélicos que se sintam no direito de ficar apontando e julgando por dois motivos bem óbvios, primeiro que nem mesmo Jesus está julgando neste momento, mas haverá de julgar no grande dia, e teremos que dar conta de NOSSOS ATOS, e não dos atos dos outros, inclusive e de ficar criticando o trabalho de outros irmãos e segundo, se vemos algo que consideramos em nosso coração ser fruto de profetada, emocionalismo e coisa parecida, devemos orar a Deus, pois pode realmente ser algo do homem e não de Deus, e então Deus agirá corrigindo, porém se for um preconceito de nossa parte também Deus agirá, entretanto, se nós apontamos e julgamos um trabalho de um irmão ou determinada denominação, corremos o risco de estarmos julgando a Deus, ou seja, de julgarmos a um ungido de Deus, e aí as consequencias serão com certeza catastróficas em nossas vidas espirituais e se reflitirão em nossa vida física. Lembrem-se de Davi que teve a oportunidade de matar Saul seu perceguidor e ao invés disso não lhe tocou nem em uma mecha do cabelo.

    • Deborah Sá said,

      Alan:
      Se Deus existir mesmo, ele não se zangaria comigo. Eu sou vegana (não uso nada que venha de um animal), sendo assim não compactuo com atos de crueldade aos animais. Sou feminista e defendo os direitos dos seres senscientes, lutando por igualdade, justiça, liberdade e um mundo mais ético.
      Deus sendo livre de sentimentos como soberba, não “esquentaria a cabeça” com alguém como eu. Tem muitos dos “servos de Deus” colocando palavra nas bocas dele, estes sim, talvez devam se preocupar.

      • Barão Von Halder said,

        Déborah

        Eu tenho muita dó de vc , porque estar nesta maravilhosa graça esse tempo todo não entender nada , é triste .

      • Deborah Sá said,

        A CCB é uma instituição religiosa. Tenho tanto respeito por ela quanto por qualquer outra, “dó” é ter visto tanta gente lá dentro extremamente infeliz. Inclusive gays que se casavam com mulheres para “fazer a vontade de Deus”, ou gays solteirões que escolhiam o celibato para não “cair na graça”. Gente sofrendo com os hormônios e se culpando por ter fantasias eróticas, meninas casando virgens com homens recém batizados que até então eram os maiores “putões”. Não preparam os jovens. Com 15/16 anos já tem casal (casado) com o primeiro filho no colo. Há muitos “irmãos” respeitáveis que repreendem as filhas por colocarem piercing escondidas e tem uma coleção invejável de pornografia. E não estou falando que “o defeito” é da CCB, qualquer lugar pode acontecer isso com seus “seguidores”.

      • Diego said,

        O grande problema nesta discussão não é o fato de ser membro ou ex membro da CCB ou qualquer outra religião, mas sim o fato de ter uma religião, esse é o problema do homem.
        Estou escrevendo para validar como os comentários da Deborah sobre os gays são reais, e digo por experiência própria, nasci católico e me converti na CCB ainda criança, durante toda minha vida religiosa fiz coisas ou deixei de fazer, mesmo contra minha vontade só para agradar a Deus, e tudo o que eu queria era ser hetero, mas Deus não quis, mas nao dava pra ficar preso a uma ideologia feito para os heteros, e os moralistas de carteirinha, por melhor que me sentisse dentro da CCB, ou o quanto gostava de participar dos cultos, das relações de amizades, entre tantas coisas boas de se fazerem e com pessoas de boa fé, se tornava cada vez mais impossível de acreditar na Bíblia, porque não podia continuar acreditando em uma ideologia que me condenava, por ser homossexual e o que eu ia fazer, escolher o celibato, e chegar no dia do juizo e dizer, oh Senhor me salva porque eu mereço, ainda que o sr condene os homossexuais, eu me mantive virgem durante toda a minha vida, ma se Deus condena os homossexuais, porque permitiria que um de seus escolhidos fosse um? e isto acontecia comigo dentro da minha santidade e do meu ministério de auxiliar de salmo. Escolhi sair da CCB por opção e falta de respostas aceitaveis. Para quem se encaixa com a doutrina a CCB é uma ótima opção de ideologia de vida, pra quem não se encaixa é a pior.
        Hoje acredito que Deus não exista nem que tenhamos alma, pois na verdade o que diferencia o ser humano de qualquer outro animal não é a alma, mas sim o fato do homem ser o único a ter a consciencia de que vai morrer e o homem não é capaz de lidar com isso, de saber que veio ao mundo por acaso, e pelo mesma insignificancia de sua existência ele vai deixar este mundo um dia e voltar pro nada de onde ele veio, como um bicho qualquer numa vida passageira sem significado e importância, mas afinal qual é a graça de viver então? É aí que entra a religião, o homem precisa acreditar que será eterno e digno de uma salvação para morar num paraíso eterno, onde somente os escolhidos farão parte… eu disse escolhidos? Ah sim a Bíblia diz escolhidos, porque existe um número de escolhidos para entrar no céu, Deus tem um limite, a salvação não é para todos, coitadinhos daqueles que vivem as margens da sociedade sem ao menos ter dignidade nesta vida que é real, quem dirá para alcançar a graça de Deus, onde está o deus deles? nos irmãos que passam ao lado dos necessitados, mas fingem nem verem, simplesmente porque não são irmãos na fé. Não somos todos irmãos? a salvação não é para todos? díficil acreditar em estorinhas escritas na idade média, onde o homem passava por um processo de socialização díficil, baseado em preconceitos, costumes dos mais diversos tipos e a moral era o maior bem do homem, não tinham um bom conhecimento cientifico, na verdade era a pura treva.
        Acredito que como igreja a CCB é a que mais se aproxima do que diz a Bíblia, o problema não está na igreja mas sim em membros que como eu ficaram por lá atrapalhando, olha Deborah vc assim como eu e muitos, precisamos seguir nossos caminhos, pois nós é que estavamos no lugar errado, tudo aquilo não foi feito para nós, quanto as ‘pérolas da CCB”, isto é o que mais faz sentido, porque ao menos prova, o quanto são verdadeiros e simples, assim como a maioria dos que precisam acreditar no que eles dizem, que serão eternas e felizes mesmo que longe das pessoas que elas mais amam, que por sinal estarão queimando nas profundezas do inferno se nào fizerem a vontade de Deus, mas de uma coisa eu digo, se isto for verdade, todos iremos para o inferno, pois o homem não é digno de salvação, basta lembrar de todos os pecados que impedem o homem de alcançar a salvação: Viciado, ladrão, adultero, fornicário… e tantas outras. acho que cada um será capaz de encontrar sua condenação na Bíblia. Ah e se você for viciado no café esquece, já ta no inferno, te vejo lá, pois a bíblia condena o viciado, não diz em que rsrsr

      • felix said,

        cara ao que destina a essse site.
        nao sei se e irmao ou nao.
        mas acho que se esta esposto entao temos que falar o que sentimos. afinal a fe é um sentimento de amor a quem temos a fé.
        sou da ccb sou gay e sou feliz pois sei que minha fe Deus NAO FEZ A MENOR.

        cada um juga segundo sua vontade mas DEUS vem por caminhos que nao conhecemos. e sim acrediti no amor imenso dele por mim. pois jugar e facil o dificil e compreender o porque disso tudo.acredito na felicidade pois sei que o amor e o suficiente nao servir a Deus com obrigaçao ou por meio de se escorar seus preconceito(para todos irmaos) acredito em Deus e ele tem feito ate hoje.HOJE..tudo o que me prometeu. e a essa irma te digo DEUS aceita como somos pois DEUS nos conhecia antes da criaçao do universo. se Deus sabia que seriamos assim porque nao nos fez como ele quer???
        ja que ele tem o poder em suas mao? mas ao mais crente cheios de desculpas reponderiam assim
        –É MAIS DEUS NOS FAZ IMPERFEITOS PARA NOA APERFEIÇOARMOS…
        digo a este vai se converter.
        cuida da sua cruz que a dos outro JESUS na cruz ja cuidooooou. a paz de DEUS.

      • Alexandre said,

        Desculpas me meter na resposta, mais te digo. Sou a ovelha negra na CCB discordo de muitas coisas e critico na cara de pau, se um irmão prega besteira sou o primeiro a reclamar. Já chamei cooperador de mentiroso, e já ri em muitos cultos. eles são doido que eu saia mais foi aqui que Deus me deu pra congregar por que pra servi-lo posso em qualquer lugar. penso assim a CCB esta falida mais ela é nossa não deles e acho que seu pai e sua família tinha que por esses ” brother ” na justiça. Não a CCB mais sim nome por nome e recuperar o que é seu e da sua família por direito dado por Deus, por mais que vc esteje triste e descrente Jó passou por muitas coisas ficou descrente e se revoltou tambem. pega o que é seu congrega e se alguem te olhar torto e tratar mal entrega na mãos de Deus , da justiça e manda um VTNC. vai tomar no C… e não largue o que é seu nuca mais. FORA ESSES ABESTADOS DA CCB que se acham e que fique o os que pertencem a Deus de verdade

      • vagner said,

        ola boa noite eu achei fantastica a sua colocaçao pq vivi isso tbm na igreja desde os 20 anos e e realmente isso que vc descreve e vdd sei que muitos vao te criticar pq estao fanaticos e nao podem ver mais eu tbm vi cada coisa o que vc diz no seu post nao desqualifica ninguem so faz a pessoa que e inteligente pensar deus existe sim mais ele nao e uma religiao e um ser espiritual como vc e eu e todos o mundo acho que tem coisas que devem ser faladas sim e vc falou muito bem nao duvide de deus jamais mais duvide do homem sempre pq o homem manipula deus deixa vc colher o que plantou parabens .

    • Barão Von Halder said,

      Alan

      Igrejas de tipos e costumes variados há com certeza mas há só uma q conduz ao céu , e com certeza é akela q segue todos os pontos da dou trina deixada por cristo e partindo desse ponto a Congregação Cristã no Brasil é a unica q prega todos eles e também procura executar os mesmos , uma vez q o homem seja falho mas a sua doutrina não .

      • Deborah Sá said,

        Barão, me responda: Por que as mulheres da CCB só usam véu lá dentro? Era um costume antigo da igreja católica (o uso do véu) fundamentado no mesmo versículo da bíblia. Cada representante de Deus diz que Deus concorda com ele. Se você está feliz na CCB continue lá, eu me sinto muito melhor hoje.

      • Rhenan said,

        Isso é uma confirmação de quem não conhece muito a palavra de Deus, ou que não entende direito!rsrs…
        a doutrina, é de Jesus sim! as igrejas evangelicas devem seguir!! porem, uma coisa, os ensinamentos que Jesus deixou, é independente de denominação!! sou da batista, e lá seguimos a doutrina de Jesus!….Doutrina de Jesus, e nao de homens! a CCB criou varias regras e leis, pra prender os irmaos, tudo VENTO, um exemplo simples, antigamente nao podia ter radio ou televisao, hj, ja mudaram isso e agora nao tem mais problema!=s… isso ta na doutrina de Jesus?..nao! e nao devemos estipular regras e leis dentro da casa de Deus só porq acha que é coisa ruim, e que nao pode! Devemos seguir apenas a palavra de Deus!… temos o livre arbítrio que Deus deixou para nós, podemos fazer o que quizermos, porem, como diz na palavra de Deus, “todas as coisas me são licitas, mas nem todas me convem”, ou seja, podemos fazer o que quizer, isso vai da sua consciencia d nao fazer principalmente coisas que desagradam a Deus, e nao de homens que fazem uma reuniao(secreta…ninguem pode saber o q se passa nas reunioes) e determinam leis dizendo que veio de Deus!..entao o caso da TV….ta dizendo que Deus é mentiroso, que fala uma coisa mas depois diz outra??…prestem atenção irmaos!! “examinai as escrituras”

      • regiane said,

        É disso que falo sempre! existem pessoas cretinas que acha que a cbb é a perfeita, a unica, intocavél e que todos aqueles que dela são estarão salvas e irão para o céu,e o resto da humanidade vai queimar no fogo do inferno, dá pra acreditar???? de uma coisa eu sei por experiencia propria, a cbb não é perfeita, não salva ninguem é o dirigente maior que é o jorge couri é um pilantra de mão cheia, tem mais processos que fernandinho beira-mar( procure no google) o que a cbb sabe fazer melhor é separar as pessoas até mesmo da familia, faz diferença de crente da cbb e não crente, então me explique, porque fazer parte de uma igreja desta? um lugar de mulheres infelizes e mau amadas que terminam seus dias com cancer, porque tem que aceitar o que os anciões falam no pupito, porque deus não se rebaixaria a falar na boca de homens impuros e errantes, e as vezes falsos, mentirosos e infieis, deus deixou o livre arbitrio a nós então porque devemos nos sujeitar a doutrinas impostas por homens???? pense nisso!!!

    • Razao said,

      er também: Psicologia da religião Filósofos como Ludwig Feuerbach [55] e Sigmund Freud argumentaram que Deus e outras crenças religiosas são invenções humanas, criadas para atender a várias necessidades psicológicas e emocionais. Esta é também uma visão de muitos budistas. [56] Karl Marx e Friedrich Engels, influenciados pela obra de Feuerbach, argumentaram que a crença em Deus e na religião são funções sociais, utilizadas por aqueles no poder para oprimir a classe trabalhadora. De acordo com Mikhail Bakunin, “a ideia de Deus implica a abdicação da razão e da justiça humanas; é a negação mais decisiva da liberdade humana, e, necessariamente, termina na escravização da humanidade, na teoria e na prática.” Ele inverteu o famoso aforismo de Voltaire de que se Deus não existisse, seria preciso inv

      • Alexandre said,

        Bom gente desculpas sou da CCB E SEI QUE MUITA GENTE SE ACHA O TAL POR SER DA CCB mais te digo de todo o coração, pra mim de toda a população 90% não tem nada haver com o reino da promessa e ficará de fora e 99,8% dos chamados lideres, Cooperadores , pastores,ancião bispo , padre , papa… por ai a fora esta por fora de qualquer intenção de Deus de leva-los pra algum lugar. Pois bem a doutrina correta é Crê em Deus acima de tudo, e se assim o fizerem conforme a sua franquesa e humildade com Deus ele te guiará até a perfeição(CÉU) então muitos erros e pecados porque quando chegarmos a perfeição chegaremos a terra que Deus nos prometeu. Então assim é não julgues pra não ser julgado se vc julgar um homem porque matou o outro o senhor te julga pelo teu julgamento que é pior de quem matou.

  2. vania said,

    que pena que vc pense assim da graça deDeus. pois e um lugar onde aprendi a amar ao proximo ter mais confiança em mim me arrependo de nao ter conhecido esta graça antes;Deus por seus anjos da terra me mostrou o verdadeiro caminho que e para salvaçao da alma

    • Deborah Sá said,

      Vânia,

      Que bom que está feliz lá se isso te faz bem, continue. Eu estou feliz onde estou hoje.

      • gilmar oliveira said,

        Deborah nesse momento eu penso que foi a dificuldade as lutas pedradas provas que te fizerão se sentir assim, algo lhe cegou os olhos pela dor e pelo aperto dentro se seu peito não julgue ninguem antes perdoe, lembra quando eu julguei meu ancião. que amor tenho eu se continuar julgando? nenhum! vamos aprender ajuntar pedras a amar não só aqueles que nos dá bom dia se amarmos unicamente à quem nos quer bem estamos sendo que nem os fariseus e ecribas. devemos amar a quem nos odeia bem dizer aos que nos mal-dizem e grande será o nosso galardõ no céu disse JESUS.

      • Deborah Sá said,

        Ok, Gilmar. Mas pare de pregar Jesus aqui ok? Já entendi.

      • Excelente comentários. Estou contigo Deborah. Parabéns.
        Fico indignada com esta igreja!!!

    • Rhenan said,

      Paz de Deus!

      tudo bem?…sou da Igreja Batista!

      Fico um pouco incomodado com esse modo de falar :”Esta graça”..
      Muitos irmaos da CCB dizem isso, querendo dizer que só la que tem a graça……nao sei se voce está querendo dizer isso. mas se estiver!
      te pergunto: Quantas graças tem?
      Porq pela palavra de Deus, a graça é de Jesus(uma só), que é dada a TODO aquele que se entrega a Ele…
      nao é a denominação ou os costumes da denominação que dá a Graça! pois é individual, sua vida com Deus!

      tenho certeza da minha salvação! e que eu recebi a Graça do nosso Senhor Jesus Cristo!! \o/…e ninguem tem o direito de dizer o contrario!!

      Paz de Deus

  3. Honorio said,

    Legal. passei e acabei lendo tudo este conteudo, talves nem devese participar disso mas é interessante.

    Deborah ha muitas pessoas como vc nesta situaçao, pessoas que provarão de algo dentro da graça, mas não o suficiente para se converter ou para ter um crescimeno espiritual, ha pessoas que disem que amam a Deus mas aborrecem ao seu irmão, Sendo assim nunca viu Deus e não o Ama, Se tua casa caiu e tudo foi por água a baixo não culpe a ninguém ou a doutrina, pois cada um dará conta somente da sua alma. Sou Crente e Servo de Deus, Sirvo a Deus na Congregação desde meus 16 anos, não nasci na graça e conheci muito bem o mundo, e diversos tipos de pessoas, costumes e crenças e para enserar so tenho uma coisa para te dizer.

    A humilhação ou ser humilde, é melhor que muitas honras ou estar em posiçoes de estatus, pois tudo isso ficará e o que o Senhor nos prometeu é a vida eterna nos ceus.

  4. Ed said,

    ON GAY / OFF GAY isso nao existe, nao é um liga desliga. Do jeito que sou eu amarei a Deus, e eu sendo homem sou capaz de amar incondicionalmente imagine Deus!!!

    • felix said,

      COM CERTEZA MEU IRMAO. POIS o amor deDEUSe incondicionavel por nos pecadores.

  5. Rodolfo said,

    Cara, Debora, li o seu comentário e repeito à sua opinião. Os putões como você disse, são novos convertidos porque não conheceram o Senhor Jesus antes, não é mesmo, por isso não convém julga-los. Eu mesmo sou recem convertido, e sou virgem. Fica co Deus.

  6. LEMUEL said,

    Oi Deborah. Parabéns! -Poucas são as pessoas que tem coragem de tomar decisoes igual a que você tomou. O que tenho a dizer sobre a CCB é o seguinte: -1º) Que dizer de uma igreja que levou quase 50 anos pra descobrir que o nome dela estava errado? – Obs: Antigamente era Congregação Cristã DO Brasil; Hoje: Congregação Cristã NO Brasil. -2º) Que dizer de uma igreja que condena orar em pé? -Dizem que a oração só tem efeito quando feita ajoelhados. – Obs: Nunca vi um ancião ajoelhar pra fazer a oração quando vai iniciar o batismo, ele não e bobo, caso contrário beberia agua pois esta dento do tanque, então ele ora em pé, sei não, se esta oração em que eles fazem em pé dentro do tanque vale perante Deus, uma vez que a maioria deles afirmam que oração tem que ser de joehos no chão, esquecem que Jonas orou sei la sabe como, dentro do ventre do GRANDE peixe que depois posteriormente o próprio senhor Jesus disse que era uma BALEIA, dizendo assim: Como Jonas passou 3 dias e 3 noites no ventre da BALEIA, importa também que o filho do HOMEM passe 3 dias e 3 noites no seio da terra. -3º) Gostam de criticar outra religiões, dizendo que só a igreja deles é o caminho certo, esquecem que JESUS disse que a verdadeira religião é AMAr A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E PRÓXIMO COMO A TI MESMO, isto sem querer mencionar o uso do véu que Paulo la em corintos aboliu, dízimos que eles tanto censura, esquecendo que ofertas ou dízimos são a mesma coisa (ordem dos fatores não altera o produto) e também metem o pau nos pastores de outras religiões esquecendo também que na biblia está escrito que DEUS deu dons para doutores, pastores etc… Ok bjussssssssssss Deborah, valeu!!

  7. Eliane said,

    Oiii…Sabe aquela parte em que vc disse q as pessoas , olham e julgam ou entao aquelas que se fazem de santa dentro da igreja, e se ve algo de errado em nós jah passa a naum nos comprimentar.. então tambem fui criada na CCB.. e por esses motivos fui me afastando da congregação, minha mãe ficou muito triste, mais ela sempre dizia que na hora certa Deus iria me chamar. Não apenas a mim, mais tambem as minhas irmãs… Com o tempo cada dia fui entrando no mundo, e esquecendo das grandes obras e libertações q Deus ja tinha feito na minha vida. Eu proucurei em outras denominações o que eu achava que poderia ser certo (acredite eu passei por varias outras igrejas) e sei bem como funciona cada uma delas. Eu via algo que achava errrado em uma, passava pra outra igreja, e ate que um dia resolvi ir na CCb novamente , mais no meu pensamento eu iria so visitar, porém naum sabia dos planos de Deus na minha vida. Eu acreditava q eu n tinha mais salvação devido as minhas falhas.Então Deus falou muito com a minha alma e aos poucos foi me mostrando o quanto me ama e quantos livramentos fez no meu caminho mesmo qndo n estava fiel. E passe a pedir cada dia mais para Deus me encinar a discernir o certo e errado. Hoje , posso dizer que sou uma serva de Deus, mesmo naum sendo batizada ainda . eu aprendi com o tempo que naum importa se os outros vao me julgar na hora q eu entrar ou sair da igreja, pq eu estou ali n eh por nenhum deles e sim por Deus e por mim.
    Não julgaria nem seus pais e muito menos vc, acho que cada um segui o seu coração. Não sei o que vc jah fez ou vai fazer, soh sei q com certeza Deus esta na sua vidae na vida de todos nós… bjs ^^

    • Deborah Sá said,

      Olá Elaine,

      A igreja não foi um bom lugar pra mim e é bom ter seu depoimento aqui de exemplo para outros cristãos que tratam com tanto ódio.
      Seja feliz.

  8. Eliane said,

    Olá Deborah, ^^ eu comprendo vc e pelo o q eu entendi vc teve muitos problemas lah… com muitas pessoas acontece isso. Fico feliz por vc esta tentando se encontrar. ^^ E tambem acho errado aquelas pessoas q descriminam a outra soh pq saiu da igreja. Eu acredito muito na sua felicidade seja ela cmo for e onde for ^^ bjs bjs seja feliz ^^

  9. Sara said,

    Amai a Deus sobre todas as coisas, isso é bom e lhe fará bem nos dias e horas difícies. Mas nõ se decepcione com pessoas que às vezes está a frente, no MINISTÉRIO, o modelo é JESUS CRISTO, embora tem ANCIÃO desonesto, mentiroso, perverso, que só não foi ou está na cadeia porque mentiu pra justiça da terra e mentiu também para os irmãos mais velhos de ministériio para que fosse colocado como ancião, MAS, não se esqueça DEUS ESTÁ em primeioro lugar ele é JUSTO, FIEL e VERDADEIRO. E qualquer dos pequeninos que se arrepender os ANJOS fazem festa nos céus. SIGA O MODELO QUE É JESUS

  10. Marco Antonio said,

    Tenho umas pérolas DITAS, no PÚLPITO, por um ancião CORRUPTO (ladrõ de gasolina da Prefeitura, só desvio do produto)
    1. Aqui ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão: (Texto constitucional – decorado) EM VIRTUDE DO ESPÍTIRO SANTO (AMÉM…..) GLÓRIA, ETC.);
    2. No batismo, quando foi batizado um menino de 13 anos – NINGUÉM DA IRMANDADE se manifestou, MAS o corrupto disse: batizando o meninoi: A IRMANDADE TODA ESTÁ COM PENA DO MENINO, COITADINHO ELE SÓ TEM TREZE ANOS, mas irmandade, eu também BATIZEI COM TREZE ANOS e estou AQUI (só para se aparecer – e este ancião foi dos maiores canalhas evangélicos que já conheci, mentiroso, sem vergonha, politiqueiro, corrupto, etc.)
    3. Quando tem alguma vítima dele na Igreja ele diz: O BEM QUE QUERO FAZER NÃO CONSIGO, o MAL A HORA QUE VÍ JÁ FIZ ( este calhorda fia anos e anos a fio tentando prejudicar alguém e depois solta essa)
    4. PERDOA SETENTA E SETE VEZES IRMÃO – TEM QUE PERDOAR, mas o prejuízo que ele causou as pessoas ele não quer pagar, E TAMBÉM não confessa os crimes que cometeu, QUER DIZER, acho que todo mundo é bobo, E ele continua faz\endo suas cachorradas!!!

  11. _Vegan said,

    caramba, bombou de trolls aqui ou é impressão minha?

    deborah, acredita que quando criança eu também ia na CCB?!
    Meus avós tinham se batizado lá, e minha mãe e tia começaram a ir tmb, e arrastaram as filhas [eu e minha prima – na época, éramos crianças].
    E eu nunca tinha entendido essa de as mulheres terem que se sentar separadas dos homens,e serem obrigadas a usar o véu branco…

    e realmente tinha uns testemunhos muito engraçados, acho que desde criança eu já era atéia, porque eu não acreditava muito naquelas coisas e depois eu também ficava rindo e imitando os crentes alucinados pelos ‘milagres’ XD

    me identifico muito com seu blog, conta com minha leitura sempre :)
    bjs
    carpe diem

  12. Ducinéia L said,

    Eu batizei-me ainda criança, e sómente depois de casada, e que pude pereber que existem muitos falsos profetas no meio da irmandade, principalmente aqueles que misturam a religião com politica, etc. Eu infelizemte convivo próximo a um ancião, que fez politicagem para ser colocado no cargo, e inclusive treinamentos da forma de falar, para poder subir no púlpito e impressionar a irmandade. Ele esteve envolvido em várias falcatruas. Logo que foi colocado como ancião usou de estratégias para envolver umas irmãs de fé dele que segundo a opinião pública eram lésbicas / prostitutas e satisfazer plenamente seu ego que, sem dúvidas, é perseguir e prejudicar pessoas que não se compactua com suas cafagestices, e nessa preparou uma cilada contra um cooperador e gravou tudo e depois apareceu em público dizendo que haviam colocado a fita na caixinha de correio da sua casa. E ainda fez pressão, suspense para torturar esse pobre irmão e toda a sua familia, exibindo e expondo as gravações à várias pessoas e ao final levou ao Ministério que fez o Cooperador sentar. Mas ele retirou várias coópias dessa fita e continuou expondo pra várias pessoas com o intuito de denegrir e prejudicar ainda mais esse irmão

  13. Julian said,

    Olá Débora…

    Eu imagino como você se sente. A gente se sente excluído, diminuído, instruído a se negar. Pensa que é o pior das criaturas por ser quem é. Mas há uma parte que diz que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Se negamos a nós mesmos, como podemos amar o próximo? Ai esta uma grande lição que as pessoas teimam em não querer entender. Eu sou nascido de pai crente, criado na igreja. Passei anos de conflitos me dedicando a minha fé, sofri muito, muitas vezes pedi para que Ele me mudasse, pensando que o que eu sentia era errado. Eu creio muito em Deus, porque ele já se apresentou em minha vida de muitas formas e maneiras, desde antes de ser concebido. Sempre quis entender porque eu era assim, diferente de todos. Cheguei a um ponto de entrar em depressão, mas um dia, aquilo que eu tanto queria aconteceu na minha vida, sem mesmo eu nem esperar. Deus mandou na minha vida uma pessoa que eu nunca tinha visto antes, me trazer a resposta de porque eu era homossexual, e sinceramente, foi uma das coisas mais lindas que eu ja escutei na vida. Depois disso minha vida mudou e muito. Sou feliz comigo mesmo e me aceito, porque na verdade Deus não condena ninguém por ser assim. Na verdade, a grande maioria das pessoas que não vivem esta realidade não entendem o que realmente acontece e acaba falando bobeira, julgando, condenando… Eu sigo a fé que acredito, e vou às vezes a igreja. Sou sincero em dizer que as vezes pinta alguns conflitos no tocante a doutrina, mas eu tento entender que eu não estou la pelas regras, mas sim pela fé que esta no meu coração. Eu concordo com você em muitas coisas, também acho que algumas coisas não são bem assim, mas acredite: tudo tem um porque de ser. A gente não entende agora, mas talvez um dia possa compreender. Quando a gente pensa so positivo, quando se importa com aquilo que realmente vale a pena, não há de ficar perdendo tempo com certas coisas, porque elas são pequenas e não nos impulsionam para nenhuma direção. Ninguém intermedia a sua fé, isso é entre você e Deus. Não disse tudo isso porque quero mudar sua cabeça, porque cada um tem direito de pensar e sentir oas coisas de forma diferente. Ainda mais porque sei que tudo muda, a gente muda sempre. O que te digo de coração é que seja feliz, faça aquilo que te faz bem. Independente da sua religião, do que acredita ou não, isso não importa, viva sua vida plenamente. Cultive o amor. Não perca tempo com certas coisas da vida. Tudo que foi, ja passou. Viva agora o presente e sonho o futuro. Faça o bem, isso ja é muito!

    Grande bjo e felicidades sempre!

    • Deborah Sá said,

      Julian,

      Se um dia eu voltar a acreditar em Deus, será através do amor e não dos que em seu nome proclamam ódio. Conhece a Igreja Cristã Evangelho para Todos? http://www.igrejaparatodos.com.br/

      Acredite, vivo o presente. Apenas relatei minha vivência nesta denominação, o que gerou uma onda de ofensas pessoais vindas de quem tem preguiça de ler/interpretar o que escrevo.

      Em caso de dúvidas disponho-me a conversar amigavelmente, basta uma argumentação coesa. Desejo um mundo de amor, tolerância e empatia.

      Um abraço.

      • Julian said,

        Deborah…

        Você destila perfume pelas palavras… É difícil não sentir o odor que se desprende a cada parágrafo.

        Há algo de muito especial em você…

        Eu conheço a igreja Paratodos de nome e até tenho um amigo que a frequenta. Acho muito positivo o trabalho que ela faz, não excluindo, mas sim acolhendo. É assim que todos os lugares que dizem pregar o amor deveriam ser, mas, enfim, esse assunto enjoa…rs

        Gosto de você… ;-)

        Gostaria de tê-la como amiga…

        Namastê!

      • Deborah Sá said,

        Obrigada.
        Boa sorte na sua vida, cara. Seja feliz.

  14. Junior said,

    Olá Débora.
    Meu nome é Júnior, tenho 21 e me batizei aos 17 na CCB.

    Vim parar aqui através do google :)
    Já entrei de cara nessa terceira parte do dossiê sobre a CCB e achei muito interessante. Acabei lendo as três partes e ainda mais alguns posts, gostei muito.
    Agora vou dizer porque eu estou aqui.
    Sou um cara de poucas amizades, poucos inimigos e sou muito espontâneo.
    Vim parar aqui procurando relatos de ex-crentes da ccb. Atualmente estou passando por um dilema em minha vida. Me julgo homossexual por sentir atração por homens e isto diante dos olhos da CCB e da bíblia é errado. Eu me pergunto porque Deus, deixou que em minha infância, eu tivesse experiências homossexuais e isso gerasse um conflito psicológico brutal em minha cabeça. Atualmente sou músico e ajudo o pessoal na aula de música de minha cidade, fui criado dentro da igreja desde que nasci, meu pai tem ministério e o restante de minha família também é crente.
    Estou, atualmente, cogitando a possibilidade de me afastar da igreja, pois já faz muito tempo, desde os 15 anos, que eu me sinto reprimido e pressionado pelas leis e ensinamentos da igreja.
    Ao contrário dos outros irmãos, eu sonho com homens, já até senti atração por um colega (faz bastante tempo), mas não rolou nada porque eu me segurei muito, muito mesmo, e nem conversei com ele.
    Se sentir atração por pessoas do mesmo sexo é errado, eu me pergunto porque devo continuar dentro da igreja já que eu acho que não posso alterar essa minha característica (já tentei inúmeras vezes).
    Minha cabeça está um tormento, não consigo fazer nada direito. Tiro notas muito baixas na faculdade e não me concentro em determinadas tarefas por causa desse dilema que me aflinge dia após dia.

    – Uau, no meio da digitação aqui acabei de receber um SMS de um amigo (crente), que diz assim: “Se estiver triste alegre-se, se estiver pensativo aja, vc é um grande amigo. Abraços” –

    Eu pensei até em não postar esse meu comentário depois que li o SMS, mas decidi continuar e ver até onde vai.
    O que pretendo alcançar com esse desabafo é que todos vcs que estão nesse momento lendo meu comentário, opinem, da forma que mais acharem conveniente, porque eu não sei o que fazer da minha vida

    Obrigado pelo espaço Debora, abraços a todos!

    com carinho, Junior.

    • Deborah Sá said,

      Olá Junior,

      Obrigada por compartilhar sua história :)
      Um dos ensinamentos dos cristãos é que Deus é amor. Por que repreender um sentimento tão belo que só constrói um mundo harmonioso e pacífico? Se Deus possui mais amor e perdão do que qualquer mortal (e somos capazes de amar a muitos), pregar o ódio e a intolerância sobre justificativa espiritual é não reconhecer a voz da própria consciência.

      Boa sorte.

      • Junior said,

        Obrigado pelas palavras!

    • Julian said,

      Olá Junior…

      Também sou da CCB, fui batizado com 17 anos e também sou músico. Ja passei e passo por algumas experiências assim como você e sou homossexual. Aprendi a me aceitar como sou, mas claro, antes disso, passei por muitos processos. No meu caso, busquei durante anos as respostas, até que um dia, Deus me enviou uma pessoa, que eu nunca tinha visto, para me trazer aquilo que eu tanto buscava. Gostaria de conversar reservadamente com você e lhe contar tudo o que aconteceu comigo, ainda mais porque o assunto é extenso e não daria pra compartilhar tudo aqui.
      Tenho muitos amigos na mesma situação, que ainda seguem ou não a nossa crença.
      Se quiser me contatar, meu e-mail é sanlorran@hotmail.com. Será um prazer falar contigo.
      Quanto ao que a Deborah disse, é tudo a mais pura verdade.
      Grande abraço!

      Atte,

      Julian

      • Junior said,

        Valeu Julian, vou te adicionar agora! Obrigado pelas palavras! :)

    • Marcio said,

      Junior,

      olha meu amigo…passei pela mesma coisa…me batizei as 17 e hj com vinte e poucos estes pensamentos foram sempre presentes. Cara, fique tranquilo, vc não é o único pois eu pensava que era o unico gay-frustrado-sem saber o que fazer-com um peso enorme nas costas na ccb, ai descobri que outros irmaozinhos sentiam a mesma coisa, conheci pelos menos uns 8 nas congragacoes proximas e resumindo…não me afastei da igreja e acabei até falando para Deus que eu precisava ser feliz, isto é ter um companheiro do meu lado, e que também eu iria continuar indo na casa dele (do Senhor) então meu querido, deixe de lá este fardo que está em suas costas, pois Deus conhece o teu coração, se vc tiver a vontade de abraçar um outro cara, beijá-lo, não há problema nenhum. Sobre coisas a mais que isso, fica ao seu critério, é entre vc e Deus. Tudo que vc falou é verdade, as dúvidas, as perguntas, porque Deus nos fez assim, a palavra ainda se cumpre conosco, Deus irá nos jogar no inferno direto…Não Deus não é assim, Ele é Bom, o que vale é a sinceridade do nosso coração em fazer todas as coisas, vc não é o único na ccb que passa por isso, vc não imagina quantos irmaozinhos passam por isso…Vc merece ser feliz cara, e seja pois eu estou sendo e de vez em quanto, uma vez por semana, uma vez por mes, vou à igreja, conversar com Deus, ouvir o Seu conselho, pedir ajuda, etc…
      Fique bem! Espero que vc possa ler este meu comentário um dia.
      Abraço PDD

      • Edson Júnior said,

        lí sim, e agradeço. Hj sou uma pessoa renovada, com novos propósitos em minha vida.

        Abraços! :D

    • wagner oliveira said,

      Caro júniot, tenho 37 anos e desde meu nascimento frequentei a CCB. Passei pelos mesmos conflitos pelos quais passa e aos 21 anos decidi que ali nao me caberia mais por ser homossexual. Fui musico desde os 9 anos e seguia fidedignamente a doutrina da Igreja.fiquei 15 anos afastado, deixe de lado meu ministério e fui viver minha vida. Hoje sou feliz, continuo frequentando a Igreja mas com uma outra visão de Deus. Ele me ama e a todos nós onde quer que estejamos. Não procuro outra Igreja pq fui criado ali dentro, mas aquilo que os cooperadores falam nos cultos que me fere, deixo voltar pra eles.Lá me sinto mais perto de Deus.
      Nao deixe que seus conflitos façam de vc uma pessoa ruim, amarga e infeliz. Entenda que vc é projeto de Deus e nenhum dos seus projetos têm defeito. se quiser um contato vai ai proffil_@hotmail.com. Que Deus o abençoe!

    • Paula Prucoli said,

      Júnior,

      Não sei se irá ler este post, mas espero sinceramente que sim.

      Como já disse em outros comentários sou ex-ccb, hoje contemporânea.

      Gostaria muito de manter contato com você.

      Se possivel for me manda um e-mail:

      pprucoli@hotmail.com

      Abçs e FCD!

      • Edson Júnior said,

        Já te adicionei no MSN e enviei um e-mail.

        Abraço!

    • A.Carlos said,

      Oi Junior. Li seu depoimento e fiquei emocionado. Incrível como sua história mexeu comigo, pois vivo o mesmo dilema. Sofri – e ainda sofro – com isso. Sou auxiliar de jovens e sempre me senti reprimido e triste por conta de meus desejos. Namorei meninas, mas nunca foi avante. Parece que faltava algo. Hoje estou procurando encarar um pouco de frente essa questão, penso até em passar com um analista para me ajudar. E duas das minhas melhores amigas já sabem desta situação. E me apoiam. Mas ainda tem muito conflito na minha cabeça. Muito medo. E por isso estou me afastando da CCB (nem vou mais na reunião). Batizei cedo, no finalzinho dos anos 80 – quando tive pequenas experiências homossexuais. Cheguei a gostar de um menino. Sei hoje que não sou pecador ou sujo, e como você mesmo disse – porque Ele deixou isso acontecer, não mudou meus pensamentos, sei lá. Sou muito querido na minha comum, o que aumenta mais ainda a sensação de medo. Mas tenho certeza de que descobriremos uma saída – vejo que sua postagem é de 2010, talvez já esteja bem melhor em sua situação. Um grande abraço pra ti e fique com Deus.

      • Edson Júnior said,

        A. Carlos, hoje eu sou uma pessoa renovada, passei por muita coisa desde 2010, teria o maior prazer de conversar com você.
        Lembre-se, Deus está com você da maneira que você é, o maior preconceito está em nós, e eu creio q ele tenha sido ‘plantado’ pela doutrina da CCB.

        Forte abraço

  15. Kelly said,

    Olá! posso dizer meu nome, pois tenho uma família onde quase todos tem um ministério na CCB,mas posso lhes dizer que nasci, cresci e me batizei na CCB aos 13 Anos de idade sob pressão.Pois me coagiam falando do inferno, morte e etc…Oque uma adolescente de 13 anos naquela época entenderia disso?.Até o meu casamento, TUDO absolutamente TUDO era pecado.Enquanto solteira vivi em represalia.Costumo dizer que minha familia liberava os meninos para fazerem oque queriam e nós meninas tinhamos 2 opções ou seriamos crentes ou crentes. Minha vida se resumia a escola, trabalho e igreja nem a pracinha podiamos ir pois era pecado.Mas nem isso me segurava, moro numa cidade paraiana desde de criança ,e meu sonho era ir a praia,mas não podimos era pecado, roupas só comprida,cabelos cheio de pontas emfim… Até que comecei a cortar os cabelos escondida e quando descoberta tomei uma bela surra,mas dai em diante comecei a fugir p/ sanar minhas curiosidades do tal ”mundo” que eles diziam.Eu ia a praia,a festas tudo escondida e quando chegava era recebida por uma grande surra como sempre e assim foi…Um belo dia conheci o meu esposo que por sua vez também era da CCB e nos casamos.4 anos depois decidimos sair da CCB onde eramos taxados como ”Rebeldes” por fazermos programas que normalmente São considerados normais…Ex Praia,acampamento,cervejinha em casa,roupas mesnos regrada e etc… hoje frequento a PIB com muita alegria pois lá não me pregam o inferno, e sim o amor,a misericordia e a salvação do nosso senhor Jesus Cristo,minha familia não concorda pois tem o egoismo de achar que só a CCB salva e leva aos céus,mas não adianta mais a opinião deles e a represália hoje sou livre,mas mesmo assim ainda carrego o triste ESTIGMA do que foi a CCB para mim.

    • Deborah Sá said,

      Que bom que hoje está feliz :)

  16. Leonan Claro said,

    É, assim como você, também passei pela CCB, guardo boas lembranças de lá. Fiquei bem menos tempo do que você por lá, no caso, uns 5 anos. Fui músico oficializado nos meus 13 ou 14 anos de idade, não me lembro muito bem, e já fui parar até no Brás pra tocar, haha (eu tocava Sax Tenor)… me batizei, fiz tudo o que o “script” manda, e tal. Foi a penúltima igreja pela qual eu passei antes de me tornar ateu, aos 15 anos… e uns anos depois, straight edge (não tenha birra comigo por causa disso, não sou como os que você descreveu em um de seus textos) e vegetariano.

    Li todas as 3 partes e ri demais com umas coisas que você descreveu. Sou de uma cidade do interior do Rio de Janeiro, mas dá pra ver que os hábitos dessa igreja são iguais em todos os lugares mesmo, haha… é engraçado mesmo. E me relembrei da minha passagem por essa igreja, de alguns momentos… foi legal, mas agora minha pegada é realmente bem diferente daquela época.

    Li alguns outros artigos seus aqui, gostei demais de suas ideias, continue assim. Queria ter tanta disposição pra escrever tanto, e com qualidade!

    Abraço!

    • Deborah Sá said,

      Seja bem vindo Leonan :D

      Sinta-se livre para comentar aqui :)

      Um abraço, vegan, feminista e ateu ;)

  17. Moço deprê said,

    Apdd!

    Sou da CCB a 23 anos, nasci e cresci na igreja, me batizei aos 11 anos e hoje vivo num dilema, sou gay e a um tempo não conseguia me aceitar, a uns 03 anos conheci irmãos da CCB que tb são gays, e começamos a congregar juntos e sair, hoje estou num dilema, tento namorar irmanzinhas mas não consigo, pois sei que vou fazer ela sofrer, sempre peço a Deus pra me ajudar mas está dificil essa situação, estou mudando a minha forma de viver, não estou ligando mais para que os outros pensam e quero é ser feliz, mas infelismente a pressão da igreja e dos meus pais é grande.

    Orem por mim.

    • Julian said,

      Olá Moço que tem tudo pra ser feliz…

      Também sou da CCB, tenho 30 ano e sou gay. Passei por um longo processo até a aceitação, e acredite, é um caminho penoso. Hoje sou esclarecido, mas mesmo assim tem horas que pinta alguns grilos.
      Nunca namorei nenhuma garota, porque não era o que eu queria, além de pensar que é ruim iludir alguém a quem não se pode dar nada mais que ilusões passageiras. Sempre soube quem era e o que queria, não dá pra fugir da verdade.
      Hoje sou músico e namoro um cara a dois anos. Sou feliz no meu relacionamento como jamais pensei em ser.
      Isso tudo foi possível porque depois de muitos anos num sofrimento de não aceitação, aconteceram coisas muito especiais na minha vida. Deus fez uma grande obra na minha vida e me mostrou que me aceita como sou, que se me fez assim é porque era pra ser assim e ponto.
      Hoje sigo a doutrina. Claro que ninguem sabe sobre mim. Levo a minha vida o mais discreto possível, mas isso não quer dizer que deixo de viver a minha vida. Isso é algo que faço não so na igreja como também no meu trabalho e circulo de amigos.
      Não deixei a igreja, apesar da dificuldade de estar num caminho onde não me enquadro conforme as crenças, porque Deus ja me mostrou muitas vezes que lá é o meu lugar, é onde me sinto em casa, é onde recarrego minhas baterias e vou buscar as minhas resposta.
      Vivo minha vida do meu jeito, segundo a minha consciência e acho que a minha missão aqui é ser feliz. Para mim ser feliz não é se perder na promiscuidade ou fazer tudo que der na telha.
      Amigo, irmão, seja independente. Viva sua vida, seja feliz, ame de verdade, seja cuidadoso, faça boas escolhas para que possa ser feliz.
      Plantar ainda é o melhor meio para se colher.
      Nunca perca a fé, pois ela é a coisa mais real que podemos ter. Deus só quer algo de nós: sinceridade.
      Se tive dúvidas, busque as resposta, seja insistente, acredite que vai receber. Eu mesmo ja fui buscar a Palavra para namorar um cara e Deus falou comigo face-a-face. Creio que com você não será diferente, porque não sou melhor em nada.
      Enfim… siga seu coração, tenha honra pelo concerto firmado nas águas. No demais, Ele te indicará o caminho.

      Grande abraço!

      APDD!

      • Marcio said,

        Que lindo que lindo ler isso!!!
        Cara, é a minha situação!! tantos e tantos irmaozinhos que estão frustrados deveriam ler este texto….foi um alivio ter lido pois consegui resumir….Deus é bom, é amor e Ele não discrimina ninguém….
        Tenho que agradecer a Deborah por ter criado Dossie CCB, está ajudando muita gente sabia?
        Grande abraço Deborah e muito obrigado!!!

        Marcio

      • Moço deprê said,

        Obrigado pelo conselho Julain, hj com 23 anos de idade sozinhu sem ninguem, já namorei uma irmanzinha que me traiu, sofri muito, apartir daí descobri que gostava de caras, conheço vários irmãozinhos que sofrem por causa da sua homossexualidade, eu cheguei a uma conclusão quero viver do jeito que Deus me fez, se um dia eu mudar foi por que deus me transformou.

      • A.Carlos said,

        Interessantíssimo seu depoimento Julian. Muito encorajador. Acho que viver a vida e procurar ser feliz seja mesmo o melhor caminho, mesmo que numa igreja tão conservadora e muitas vezes, por que não assim dizer, tão retrógada. Abraço e APDD.

      • Julian said,

        Que bom que gostou A.Carlos, mas tem muito mais coisas que não compartilhei no post. Você tem alguma forma de contato, e-mail, msn? Queria bater um papo com vc. Gosto muito de conhecer pessoas da CCB que são como eu…

    • Brandon said,

      Voce nao e o unico gay na CCB. Ha MILHARES de homossexuais nas igrejas evangelicas, a maioria vive escondendo a orientacao dos outros.
      Criei um blog que trata sobre este tema http://www.homoccb.blogspot.com
      espero que sirva de ajuda.
      Brandon

      • Julian said,

        Brandon…

        Gostei muito do seu blog e recomendo para os demais! Assim como o blog da Deborah nos tem ajudado a compartilhar nossas histórias e experiências, o mais importante é ver que não estamos sós. Cuidar da cabeça ainda é um dos melhores investimentos que o ser humano pode fazer a si mesmo, não se permitindo manipular por idéias préconceituosas. Só assim poderemos construir um mundo melhor e justo.

        Brandon, te mandei um e-mail na sua conta de hotmail… da uma olhada, por favor!

        Grande abraço a todos e lembrem-se: Se Deus é por nós, quem será contra nós?

        :)

    • miro said,

      moço deprê,
      com alegria ou tristeza, não sei, somos basante parecidos, em varios aspectos que consegui perceber no seu comentario. adoraria conversar. deixo meu email, entra em contato. aldemirojunior@gmail.com

  18. Helo Cristina said,

    Deborah,

    Vc escreve mto bem e é mto inteligente. Suas postagens são ótimas!

    Coincidência ou não, tenho pessoas próximas a mim que eram da ccb e hj são atéias. Então resolvi comentar pela semelhança dos fatos ;)

    Faz 5 anos que sou da CCB. Eu pertencia a uma outra denominação e por alguns motivos resolvi sair. Posso dizer que estou mto feliz e sinto que lá é meu lugar.

    Cantamos hinos, nos reunimos para conversar, falamos sobre música, oramos, comemos…somos felizes!

    Não vou pregar placa ou igreja pra vc. Primeiro pq acho te acho uma mulher formada, com opiniões bem definidas e gostos apurados.

    Só queria q soubesse q Deus acredita em vc, msm q vc não acredite mais nele.

    Se em algum momento o sapato apertar ou o desejo de “reencontrar” com Ele ressurgir, é só olhar pro alto.

    Nos decepcionamos mtoo com nosso próximo e sempre será assim: na escola ou na igreja. Mas Deus sempre estará conosco.
    Eu já pisei na bola com Ele, me arrependi e não largo nunca mais.

    Parabéns pelo blog e pelo novo corte de cabelo (q achei o máximo!!).

  19. moisés said,

    Muito me admira as pessoas criticarem os gays sem viver na pele o que nós vivemos. Só quem realmente tem uma dor de barriga é quem sabe o quanto incomoda. Não estou, com isso, querendo dizer o quanto é sofrido ser gay, muito pelo contrário, quero dizer o quanto é sofrido receber críticas sem argumentação. Na igreja onde “nasci e fui criado” até os 19 anos (CCB), recebi desde muito cedo conselhos bons que me ajudaram a crescer um pessoa razoávelmente boa, porém a minha maior indgnação é ouvir dos “heteros” que Deus não aceita a homosexualidade. Ora, então Deus permitiu-nos viver por quê? O que eu mais queria era estar dentro da igreja servindo a Deus , casado (com homem, pois isso não é uma escolha) vivendo debaixo dos ensinamentos da palavra etc e tal…Para o hetero isso é muito fácil, pois dentro da igreja tem o que ele gosta e ele não é julgado por isso. Mas e para nós ,gays, o que tem dentro da igreja? O que nos resta senão tentar ser feliz da melhor maneira possível? Só deixo uma questão a ser refletida depois disso: O que você faria se Deus ao invés de “aceitar” heterossexuais, então “aceitasse” homossexuais? Para viver em cristo você seria capaz de mudar seu sentimentos verdadeiros e viver falsamente?

  20. Deborah Sá said,

    Agradeço aos que fortalecem os que aqui buscam auxílio.

    Que todos tenham paz, que todos tenham saúde e que todos sejam muito felizes.
    Namastê

  21. dri said,

    Eu tbm fui criada na ccb.. me batizei aos 12.. e aos 16 sai da igreja pq descobri e aceitei minha homossexualidade… A igreja é mto arcaica, ministerio machista… enquanto frequentei eu segui a doutrina.. mas preferi deixar pq em exemplo que eles pregam pra mulher ser submissa ao homem (machismo total) vi minha mae morrer gravida doente por ser submissa… mulher na igreja nao tem voz… Vejam temos ate uma presidentA em nosso pais… e eles ainda vivem na epoca das pedras… mulheres são inteligentes… e mais emotivas que por um lado é bom.. sei de mtos homens do ministerio que cometem atos homossexuais, se julgam heteros e homens de Deus, condenam a gente… acham que são os apostolos de Jesus…rsrs TO BEM FELIZ ASSIM, DEUS ME AMA …EU SEI. Debora parabens por suas declarações

  22. toti said,

    É isso aí , a CCB é uma tremenda fachada , onde muitos se escondem. Também faço parte (infelizmente) e encontro uma grande dificuldade para sair,pois é fato que a repressão por parte dos crentes é tremenda.

  23. regiane said,

    O lá Deborah!!! adorei te conhecer, gostaria que me mandasse um e-mail para conversarmos melhor, tenho muita coisa para te falar, eu e meu esposo já estivemos dentro desse antro mas sai, e venho batalhando para abrir os olhos dessas pessoas que estão de olhos vendados não vendo o que esta acontecendo!!! abraços.

    • lEMUEL said,

      Oi, olha eu aqui de novo: 1º)- 50 anos pra descobrir q o nome estava errado; Antigamente: Congregação Crist㨔DO” Brasil, hoje Congregação Cristã “NO” Brasil. 2º) Metem o pau nos dízimos, porém recebem ofertas alçadas, oferta para construção, ofertas para assistência social, ofertas sei la nem lembro mais, sei que são ao todo 5 (cinco); esquecem que a ordem dos fatores não altera o produto. 3º) -Dizem que oração só vale de joelho, mas o ancião nao ajoelha ao fazer o batismo dentro do tanque (beberia agua né?!) espertos! rsrsrsssssss, esquecem que JONAS orou sei la como no ventre da baleia, eu disse Baleia, la no livro de JONAS está escrito um grande peixe, mas em virtude deles não terem o hábito de ler a BIBLIA, só creem no que dizem os anciões, vale citar que la na frente, no novo testamento, JESUS disse assim: Como JONAS passou 3 dias e 3 noites no ventre da baleia, importa também que o filho do HOMEM passe 3 dias e 3 noites no seio da terra; Caso eles não sabem o por que JESUS precisaria passar este tempo no seio da terra, explico: Tudo isso, foi para cumprir a palavra que diz que ÊLE desceria as mais baixas camadas para pregar aos espiritos em prisões, referindo aos que morreram antes do sacrificio perfeito de JESUS na cruz do calvário. Isso prova que DEUS é justo e deu oportunidade até para aqueles que ja tinham partido sem salvação. 4º) -São pescadores de aquarios, só pregam pra pessoas crentes de outras religiões, caem fora dos espiritas, católicos, macumbeiros e outros. 5º) -Sempre usam tom nasais como se fossem do sul, quando querem mostrar que estão sendo usado por DEUS, ao falar aos outros, ex: Esta palaavra é DÉDEUS, VANCÊ TEM QUE DARI CRÉEDITON, como se estivessem incorporados por um espirito gaúcho rsrsrsrsssssss. -6º) -Não teem educação em falar pouco, quando pegam uma pessoa de jeito, falam mais que pobre em fila de hospital publico; Pensam êles, que no muito falar é que vão convecer alguém a ir para sua igreja. -7º) -Dizem que oração só vale de joelhos, porém esquecem que JESUS orou pendurado naquele madeiro, PAI PERDOA- OS, PORQUE ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM——–PAI EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPIRITO. 8º) -Quando percebem em algum lugar que alguém é evangélico, sempre começam a assoviar algum hino do hinário (digo os homens), teem vergonha de comprimentar um outro irmão em público com a PAZ, e quando comprimenta é bem baixinho. 9º)- Não pensam 2 vezes para carcar um outro batismo nas costas de quem ja é batizado em outra denominação, pensam que o batismo é que vai firmar a pessoa na igreja deles, porém esquecem que a BIBLIA diz: Um só bastismo, uma só fé e um só SENHOR. Levam as pessoas a batizarem 2 vezes, fazendo com que as mesmas levem JESUS duas vezes ao calvário, esquecendo que as mesmas estão profanando o primeiro bastismo,, ai dos tais no dia do Juiz final. (Vale citar batismo por imersão, não por aspersão) batismo por aspersão e aquele em q o padre borrifa a cabeça da criança com agua, não me refiro a este, pois JESUS foi batizado por imersão e sendo nós imitadores de CRISTO, temos que ser batizados por imersão. 10º) -Fornicar, adulterar, mastubar se,, isso la nao é pecado pra morte, quando a pessoa é testemunhada, sempre afirmam que DEUS vai fazer a obra no tempo certo, porém esquecem que o tempo de DEUS não é o nosso, e se o caboclo pifar?? ,digo passar desta pra outra antes do tempo? rhummmmm, sei la como será do outro lado. Porfiai por entrar pela porta estreita,, mas se for testemunhado é gostoso né? podem continuar no erro sempre esperando a hora, não vá nessa!!, a morte não marca hora, isso sem contar a volta de JESUS. 11ª)- Não teem comunhão com crentes de outras igrejas, por mais que estes, seja usado por DEUS, por mais que estes teem dons, esquecem porém que existem outros apriscos e rebanhos,, acho que vai ter vários céus, um só pra eles. -12º)- A maioria não dão bons exemplos de crentes, fui caloteado por donos de uma mecânica na avenida sapopemba aqui em sampa, esta oficina está localizada entre o número 9.500 ao 10.500, não posso dizer o nome deles, pois posso ser processado, mas a oficina tem nome italiano rsrsrsssss, abriram o motor do carro da minha filha e colocaram peças usadas, quando paguei para colocarem peças novas, e paguei caro viu, duas vezes mais,nem precisa dizer que o motor pifou ao andar 100 kilometros, fui reclamar quase me bateram, a muié do dono do Auto Serviço queria me linchar. a muiézinha é brava sô!, cheia de razão, depois ouvi dizer que o tal Auto serviço mecânico ja tem mais de 18 processos na justiça por enganar o povo. -Sonegam impostos ao não emitirem notas fiscais, esquecem que JESUS disse: Dê a cesar o que for de cesar e a DEUS o que for de DEUS; Por não ter a nota fiscal em mãos, tomei no roskopf patent rsrsrsrssss. 13º) CONSIDERAÇÃO FINAL: Meu objetvo nao foi falar mal da igreja em sí, mas sim, de pessoas que interpretam a Biblia de forma errônea e criticam igreja dos outros,pensando que já estão salvos só por pertecerem a tal seita. Amo os irmão da CCB, digo aqueles que verdadeiramente são servos de DEUS e “leem” e obedecem a Biblia sagrada……………………………………….

  24. thattyane said,

    achei muito legal como vc explica os cargos so que tem coisas q é normal a gente não gostar so que vc juga todos iguais vc fala que todas nas meninas da ccb somos metidas ou futeis demais e pensa comigon nimguem e igual tem muito preconceito isso e verdade mais nos somos pessoas normais seguimos a ccb pq gostamos e temos falhas afinal nimguem e perfeito
    obs:eu so quis explessar minha opiniao se vc nao gostou apaga mais se vc nao gostou a verdade doeu .desculpe….

    • Deborah Sá said,

      Thattyane,

      Essa verdade não dói, mas você interpretou meu texto errado, isso é fato.

      Por favor leia o Dossiê nas três partes, a primeira começa assim:

      “Antes de começar este post é necessário frisar que eu não tenho nada contra quem acredita em Deus. Tenho consciência plena de que ter fé em algo não faz da pessoa um ser alienado e que há sim, os que seguem a vida de forma honesta e atentando para a máxima de “Amai o próximo como a ti mesmo”. Ou ainda se preferem “All you need is love”.”

      Eu respeito sua fé, gente boa ou mau intencionada existe em toda parte!
      Namastê!

  25. lEMUEL said,

    Aguardo resposta querida Déborah,,,bjuss.

  26. Deborah Sá said,

    Lemuel e todas as pessoas que desejam participar das discussões:
    Esse espaço é para compartilhar experiências e vocês estão levantando denúncias sobre pessoas que eu desconheço. Peço que sejam cautelosos, pois eu não concordo em “falar mal dos outros pelas costas” e não me responsabilizo pelas coisas que dizem. Isso é um absurdo.

    Se quiserem reformular seus comentários, eu apago os anteriores, mas estejam cientes que se alguém se sentir ofendido ou diretamente citado é o IP de vocês que irei fornecer (calúnia não é brincadeira, sejam responsáveis pelo o que falam).

  27. Apollo said,

    Olá queridos amigos e irmãos!

    Li os posts da nossa querida Débora e de vários de nossos amigos e irmãos, e concordo com uma grande parte deles.. mas analisando de uma forma mais concreta cheguei a conclusão de que o que temos aqui é uma forma erronea de interpretação!

    Vamos lá, também sou gay como vários de nossos amigos aqui e também ja frequentei a CCB,mas queridos eu parei de frequentar apenas por falta de vergonha na cara, pois nunca fui abandonado por Deus!!! Até hoje sou abençoado materialmente e espiritualmente. Então vamos lá, todas as igrejas são ministradas por homens, CCB, Batista, Assembléia, todas elas certo? Então todas tem pessoas que as dirigem que interpretam a vontade de Deus como lhes convém melhor, ou seja, logo não é Deus quem está nos testando ou julgando
    pois são os homens que estão exaltam as lições que recebem de Deus da forma que eles entenderam ok? Certo ou errado é a interpretação deles não julguem Deus por algo que ele não se manifestou em palavras… pois ele se manifesta em sentimentos, Deus é o verdadeiro amor!!! E em todas as igrejas temos pessoas que vão entender a PALAVRA da forma que eles acham melhor para si!

    Só posso dizer a todos vocês para manterem a serenidade, e o amor dentro de vossos corações, pois, é apenas o amor o unico diferencial que temos contra o resto do Mundo… Quem tem amor de verdade, o amor sincero, o amor puro, nao critica, não chinga, não zomba não humilha e sim procura entender o lado alheio e lhe oferece apoio…

    Enfim amados é isso.. espero que cada um enchergue as coisas de uma forma diferente!!

  28. Oliver said,

    Olá sou musico da ccb já á alguns anos, me casei tenho uma esposa maravilhosa, porem dentro de mim existe algo desde muito pequeno, que é um gostar de pessoas do mesmo sexo, quando erá adolescente tive algumas pequenas brincadeiras com meninos, e isso muito me perturba pois não sei mais como agir diante da vida, eu acreditei que eu fosse mudar que algo aconteceria, e que seria diferente, mais o fato é que eu sofro muito com desejos contidos e sonhos que não posso controlar, amo muito minha esposa, porem não posso ser o marido que ela mereçe devido a isso, tb amo a ccb pois sei que é um lugar santo onde a gloria de Deus muitas veses se manifesta em nosso meio, queridos não sei mais o que fazer, estou passando com psiquiatra e fazendo uso de remedios controlados para poder ter uma sobrevida, é muito dificiul ter que guardar um segredo tão pesado de tudo e todos, gostei muito dos comentarios aqui postados, e sinceramente espero que vcs não deixem de acreditar em Deus, porque é fato que ele existe e é benigno, termino dizendo que foi muito bom poder deixar aqui registrado minha angustia, o que será eu não sei , apenas gostaria de ser feliz e fazer feliz alguem abs.

    • Julian said,

      Amigo, confie em Deus… busque DEle uma resposta. Ele vai te esclarecer as coisas.

      Se precisar de um amigo, estamos ai…:)

    • Paulo said,

      Olá Oliver, tudo bem?
      Passei por tudo o que vc está passando, foi muito difícil mesmo, até tomei medicações como vc.
      Hoje, sou um homem feliz pois revelei minha atual opção sexual e busco ser feliz.
      Nasci dentro da congregação, fui feliz enquanto pude, agora estou em uma nova etapa.
      Gostaria de mater contato com vc.
      Me escreva quando puder comandantepaulo@gmail.c
      aguardo

    • Paula Prucoli said,

      Oliver,

      O conflito relatado acima só existe dentro de você.
      Pois no minimo sua descisão de casar e ter filhos foi devido a um protocolo social.

      Meu caro,

      Deus lhe ama assim como é, ele o fez assim.

      A libertação que precisa é nada mais nada menos do que tirar essa “armadura” que veste para agradar o mundo.

      Muitos literalmente chegam a loucura por não aceitarem a si mesmo.

      Sofri inumeros preconceitos mas nenhum deles foi pior do que meu próprio preconceito contra mim msm.

      Clama a Deus e ele te responderá.

      Que pecado há no verbo amar?

      Abcs.

      pprucoli@hotmail.com

  29. OLiver said,

    Muito obrigado pelas palavras

  30. kinha said,

    kinha. bom eu namorei um rapaz durante um ano , estavamos muito apaixonados, eramos muito amigos um do outro, ele nao me deixava um segundo sozinha, eu estudava , estava preste a me forma, ele tinha um orgulho de mim, sou fisoterapelta com 21 anos ja formada ,enfretamos muita coisa hoje bem sucedida , não posso dividir minha alegria com ele q sempre me deu força, eu sempre ia nos cultos da ccb , mas nunca tinha ouvido falar dessa igreja, meu namorado na época explicou assim : vida la as mulheres não se misturam com homem, e usam véu. ele tbm não ia , mas porem a mae dele vivi me chamando , ai eu indo ele acava indo tbm fuim umas 5ou6vezes durante esse ano de namoro, ai meu namorado q não se desgrudava de mim , não ia me deixar ir sozinha , eu nuca entedia por causa do véu, ou estar separados homem e mulheres, mas tbm não questionei. DAI ,meu namorado mudou em 2dias, 2dias depois de fazermos um ano e sem eu peceber ja estava afastada dele,ai conlheci a doutrina , o pre-conceito na pele, toda a familha dele se desfez de mim, e ele nos primeiros dias fazia de tudo , sofria mas… se mantia longe, não meligava mas;mas porem falava pra mim ligar. ele mudou completamente , esta estudando pra ser musico e as vezes fala comigo com ton agressivo assim tipo do nada, pede pra mim ligar, mas diz coisas como(não fui eu que fiz isso foi deus) … e por ai vai penso nele todo dia,quando estou no meu consultório penso nele, em nos , mas ele disse q eu sei a fraqueza dele, a mae dele que me tratava bem , me trata com indiferença , e fica sempre do lado dele pra ouvir oq conversamos, eu falo que amo ele, daí ele fica muito, com medo não sei explicar. queria uma ajuda de verdade sabe , estou meio q perdida, não consigo mas entra no coração dele e tenho medo que ele conlheça alguem e case….poxa não sei nesse tempo conlheci uma menina q perdeu o esposo , pq a ccb não aceitou eles juntos , mas ja estavão vivendo juntos há muito tempo e com uma filha de 5anos, ocara largou mulher e tudo e hoje vive com a vizinha dela pq os dois são da ccb, a vizinha era salva e ela não , pq a ccb não orinentou eles casarem, pq minha ex-sogra me juga, usa um véu , sai d aigreja e fuma 3 maço de cigarro e eu por amar o filho dela vou pro inferno pq,pq.pq…. pq eles me umilharam dizendoq tinha um homem sendo tentado por uma mulher bointa ,se ele caisse deus ia acabar com ele. e tem mas estou gravida de guase 4meses, e ele não sabe ninguem sabe da familha dele, pq eu tenho medo q ele sofra por causa da irmadade, q ela seja excluido, ou morto seila falam q deus pode ate acabar com ele ja q ele estuda pra ser musico, ha tenho medo tbm de criar meu filho nessas doutrinas onde ensina a descriminar as pessoas, quero q meu filho seja livre e feliz por isso tenho medo de contar.

    bjs

    kinha

  31. kinha said,

    kinha há descupe os erros estou escrevendo muito rapido, pq tenho pessoas aqui bem perto e minha gravidez e um segredo, eu sinceramente não sei por quanto tempo vou conseguir esconder. me ajudem

  32. kinha said,

    kinha… me ajudemmmm não sei como agi cansei de ser humilhada, e ainda tenho q conviver com a angustia de esconder uma gravidez

  33. Deborah Sá said,

    Kinha,

    A forma como contou sua história a torna confusa e de difícil compreenção, mesmo assim farei o possível para te ajudar nessa situação que se entendi: Você se envolveu com um rapaz e era ótimo até ele se apegar a doutrina da CCB e te largar dois dias antes de completarem um ano de namoro, você está grávida há quatro meses e não quer contar para ele para não atrapalhar o relacionamento dele com o ministério da igreja, mas ao mesmo tempo ainda o ama e tem medo que ele te troque por outra.

    Se entendi certo, de fato está em uma situação complicada e espero lhe ajudar.

    Em primeiro lugar é bom você reconhecer que @ filh@ não se fez sozinho e tanto você quanto ele tem responsabilidade sobre essa criança que nascerá (e você parece feliz em ter um@ filh@), é um direito seu enquanto mãe exigir a responsabilidade dele para isso, pagando pensão inclusive, a Constituição está do seu lado e se ele te ameaçar por isso você pode ir até uma delegacia de polícia e prestar queixa baseada na Lei Maria da Penha.

    Parece realmente apaixonada por ele e não quero te jogar um balde de água fria, mas ter um bebê não segura ninguém, ele deve temer ir ao inferno, temer a reputação na igreja, mas um filho não é um brinquedo que se pode esconder embaixo do tapete, se o filho é dele, exija o teste de DNA e seus direitos.

    Também tem o medo de Deus encerrar a vida dele por isso (parece ficar insegura com essa possibilidade), mas pense bem, por que Deus condenaria um indivíduo que se responsabiliza pelos seus atos? Se Deus sabe de tudo, a questão aqui é esconder das pessoas, não dele, tão pior é seu ex-namorado fingir ser virtuoso para fazer média com a igreja.

    Você merece ser bem tratada, amada e querida, seu filho também, não se torture por isso, procure ajuda de um bom Psicólogo, um bom amigo e alguém que não vai apontar o dedo na sua cara e te julgar porque se está se sentindo perdida e desamparada é porque ainda não encontrou alguém confiável na vida real para desabafar.

    Espero que passe esse período turbulento com mais tranqüilidade, você já é adulta e formada, tem profissão, foi um deslize não planejado, mas você precisa pensar se deseja ter ess@ filh@, zelar e cuidar del@ ou encaminhá-lo para adoção. Procure amigos de verdade, familiares que ajudem você a passar por esse momento e lembre-se que devemos nos unir com quem nos fortalece, pois de gente intrometida e que adora julgar e rogar pragas o mundo está cheio.

    Boa sorte e espero que tudo melhore.

    • kika said,

      estou ainda muito triste, meu ex namorado esta cada vez mas fanático, so fala da congregação, as vezes fala tudo enbolado de tanto q nao sai de lá , ele esta estudando a musica, esta todo esquizito, quanto mas eu tento falar com ele parece q piora, ele disse q deus nao tem plano na nossa vida , q falaram q eu sou laço do inimigo, nao sei como lidar com isso , pois amo muito ele , mas acho impossivel ele sair dessa igreja, pois esta muito facinado tenho medo q ele se case com alguem de lá , me ajudem oq faço , deixo de ligar pra ele? sumo, ou nao dexisto NAO SEI. amo ele e tenho motivos para quere-lo devolta. mas ele nao me ouve , poxa ele bate na mesma tecla congregar, deus tira meu couro, sera q um dia isso passa oq faço? ou ja perdi essa luta.

      • Deborah Sá said,

        Kika,

        É um direito seu lutar por ele, mas não deixe que isso signifique mais dor e sofrimento que satisfação. Ame a si mesma.

        Um abraço e boa sorte.

  34. Andrade said,

    Para quem tem mente reflita.

    Por que haverá alguém de envergonhar-se de seu corpo quando este é perfeitamente sadio e capaz de desempenhar as suas funções? Não seria verdade, porventura, que uns poucos neuróticos tivessem primeiro concebido a doutrina do pecado original para justificar as próprias neuroses e que todas as gerações subsequentes de homens normais tivessem seguido pensadores anormais como estúpidos carneiros? Não era a nossa moralidade uma fraude? Não era a felicidade o desígnio da vida? A religião, longe de ser uma aceitação é uma negação da vida.

    — Friedrich Nietzsche

  35. Andrade said,

    Se existisse um Deus bondoso e todo-poderoso, teria feito exclusivamente o bem.
    – Mark Twain

    Não tenho medo da morte. Estive morto por bilhões e bilhões de anos antes de meu nascimento, e isso nunca me causou qualquer inconveniência.
    — Mark Twain

    Se deus queria que as pessoas acreditassem nele, por que então ele inventou a lógica?
    — David Feherty

    A maioria das pessoas preferiria morrer a pensar. De fato, muitas o fazem.
    — Bertrand Russell

    Milagres acontecem para aqueles que acreditam neles. Por que a Virgem Maria nunca aparece para budistas, muçulmanos e hindus que não ouviram falar dela?
    — Bernard Berenson

    Eu sou contra a religião porque ela ensina a nos satisfazermos em não entender o mundo.
    — Richard Dawkins

    Não sou religioso. Respeito todas as crenças, mas os religiosos não têm nenhum respeito pelas pessoas sem fé.
    — Dráuzio Varella

    Fé é o esforço para acreditar naquilo que seu bom senso diz que não é verdade.
    — Elbert Hubbard

    Não nos damos conta de que, tendo inventado Deus, imediatamente nos tornamos Seus escravos.
    — José Saramago

    Deus é o asilo da ignorância.
    — Baruch Spinoza

    Não consigo acreditar que o mesmo deus que nos deu inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los.
    — Galileu Galilei

    Todas as religiões são fundadas sobre o temor de muitos e a esperteza de poucos.
    — Stendhal

    Jamais consideraríamos bondosa uma pessoa que, tendo poder de criar um mundo sem dor, cria deliberadamente o contrário.
    — André Cancian

    Discutir com um homem que renunciou à sua razão é como medicar um cadáver.
    — Thomas Paine

    Se conhecimento pode trazer problemas, não é sendo ignorantes que poderemos solucioná-los.
    — Isaac Asimov

    Afirmo que somos ambos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses, entenderá por que rejeito o seu.
    — Stephen Henry Roberts

    O homem é tão egoísta que é preciso falar em recompensa em outra vida, para que ele pratique o bem nesta.
    — Walter Waeny

    A religião nunca será capaz de reformar a humanidade, pois religião é escravidão.
    — Robert G. Ingersoll

    As pessoas vão à igreja pelos mesmos motivos que vão à taverna: para estupefazerem-se, para esquecerem-se de sua miséria, para imaginarem-se, de algum modo, livres e felizes.
    — Mikhail Bakunin

    Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.
    — Carl Sagan

    Se é certo que um Deus fez este mundo, não queria eu ser esse Deus: as dores do mundo dilacerariam meu coração.
    — Arthur Schopenhauer

    A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada — que é todo o conceito — enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.
    — Jason Stock

  36. Paula Prucoli said,

    Deborah Sá,

    Boa tarde,
    Bom quando encontrei isso aqui na net não aceitei a idéia de mudar de página e não comentar.

    Ressalto COMENTAR, pois não trabalho em tribunais para punir ou julgar quem quer que seja.

    Quero apenas relatar algumas coisinhas:
    Tenho 24 anos e fui nascida e criada na doutrina da Congregação Cristã no Brasil. Pela qual tenho muito respeito e admiração, embora hoje não esteja mais lá.

    Sou gay assumida e sei que DEUS me fez e me ama como sou.

    Minha mãe é da Assembléia de Deus e meu pai ainda na CCB.

    Moro em Mesquita – RJ.
    Frequentava a CCB na Chatuba.

    Hoje faço parte da Igreja Cristã Comtemporânea.
    Me chamo Paula, torno a repetir NÃO QUERO OPINIÕES sobre: DEUS E OS HOMOSSEXUAIS.

    Obrigada.

  37. fenoka said,

    A maioria das pessoas criadas em uma base religiosa desenvolve uma série de questionamentos , além daqueles comuns na adolescência.
    Foi assim com vc Deborah, comigo e com tantos outros jovens. Alguns desistem de viver sob uma doutrina que discordam parcialmente ou totalmente, outros preferem continuar por fé.
    As pessoas são diferentes , vêm e sentem o mundo de forma diferente. Da mesma forma a fé age dentro delas.
    Admiro as pessoas que abrem mão de certas coisa por fé, admiro desde que sejam felizes assim.
    Eu não consegui ser feliz na incerteza, na dúvida, segui meu caminho de acordo o meu coração.
    Acredito que você fez o mesmo.

  38. fenoka said,

    Também postei no meu sobre essa mudança.

    http://moscapalpiteira.blogspot.com.br/2012/04/dogmas.html

  39. Thiago said,

    Gostei do post.
    Sou homossexual, tenho 23 anos e detonei com a minha vida por entrar em conflito em ser um gay na ccb. Sou auxiliar de salmos e passei um bom tempo sendo um exemplo de servo de Deus. Ate que me apaixonei pelo meu companheiro auxiliar de salmos que também sendo gay se apaixonou por mim. Mas ele não teve coragem de ficar comigo e sempre fugia. Enfim, tive depressão, não consigo trabalhar, estudar, abandonei a igreja, abandonei tudo, ainda sou virgem e me auto flagelo diariamente tentando entender tudo que se passa na minha vida. Sem contar as infindáveis promessas vindo de pregações dos irmãos da ccb que acho que nunca cumprirão.

    • Deborah Sá said,

      Thiago,

      É um momento difícil onde sofremos porque nossos desejos não correspondem as expectativas que terceiros jogam nas nossas costas. Se alguém prefere resguardar a própria sexualidade é um direito, você não é obrigado a se tornar alguém diferente do que aparenta se isso trouxer desconforto, mas pelas suas palavras essa privação traz grande martírio, então o conselho que te dou é não mentir pra si mesmo, não se penitenciar por um direito básico que é sua satisfação pessoal, afetiva. Siga em frente, pois partindo do pressuposto que somos todos “carne” Deus está tanto na sua boca quanto na do Ancião.

      Um abraço,

    • Junior said,

      Thiago, sei bem como é viver dessa maneira, por muitas vezes me peguei em meio a conflitos intermináveis, eu não conseguia estudar nem trabalhar direito, tudo era muito difícil. Eu sempre achava que eu estava errado, q eu tinha que acabar com aquele comportamento, mas te digo com todas as letras: “O maior preconceito estava em mim.”A igreja torna difícil a aceitação da sexualidade, reprime, critica, etc… Hoje não acho que a doutrina da CCB seja interessante para minha vida.
      Há pouco mais de um ano, iniciei uma revolução na minha vida, desde que postei um depoimento aqui, minha vida pôde (e eu decidi que queria) tomar novos rumos, eu decidi que o melhor pra mim seria encarar a realidade e me livrar desse ‘peso’ em minhas costas. Mudei minha maneira de enxergar Deus, limpei aquele “Deus Castigador” que a CCB tinha posto em minha mente e plantei a semente de um Deus verdadeiro e amoroso, quebrei o meu tabú sobre sexualidade e dei meus primeiros passos nas relações amorosas e hoje já não tenho mais conflitos com relação a minha sexualidade. Me sinto bem melhor para manter uma relação amorosa naturalmente e também para acreditar em um Deus que me ama, independente de minha sexualidade.
      Hoje te digo que sinto nas mãos, o poder de construir o meu destino, poder esse, que a CCB tira de nós, quando diz q a responsabilidade de nosso destino está nas mãos de um Deus ‘maravilhoso’ mas Punitivo. Quanto a continuar na igreja, iniciar uma vida amorosa, mudar a perspectiva sobre Deus, são decisões que cabem a você, espero que escolha o que te faça sentir-se melhor. Não se auto-flagele, respire fundo e junte forças para seguir, o primeiro passo você já deu, que foi escrever esse depoimento em forma de um pedido de ajuda. Se desejar, procure um terapeuta para falar sobre esses impasses, ele poderá te ajudar. Deixo um abraço forte pra você e pode entrar em contato por e-mail se desejar, fique com Deus.

      Deixo também um agradecimento a Deborah por ter feito esse dossiê e aberto espaço para pessoas como nós, podermos conversar sobre esses assuntos. :)

      • Deborah Sá said,

        Obrigada, Junior,

        Meu desejo é que as pessoas sintam-se livres e em paz com a consciência. Fico feliz em saber que está melhor!

        Um abraço,

      • alexandre said,

        PAZ DE DEUS,
        BOM SÓ LI ESTE TEXTO E TIREI MINHA CONCLUSÃO.
        SOU DA CCB E ACHO SE ELES SE PREOCUPASSE SÓ EM PREGAR O QUE DEUS MANDA ISSO NÃO TERIA ACONTECIDO”SUA SAÍDA” VOCÊ TERIA SUA VIDA COMO AGORA FELIZ E CONGREGANDO. TUDO BEM O SENHOR ESTÁ EM TODAS AS PARTES E COM CERTEZA TAMBÉM FORA DA IGREJA POIS ELE NÃO HABITA EM TEMPLOS FEITO PELO HOMEM, ORE AO SENHOR QUE TE PROTEJA NESSA NOVA JORNADA E SEJA FELIZ DO JEITO QUE O IRMÃO ASSIM DESEJAR. SOU MUITO TRISTE POIS SOU NASCIDO E CRIADO NA CCB, E ELES FAZEM DE TUDO E MAIS UM POUCO PARA ARRUINAR E POR CULPAS NAS VIDAS DOS IRMÃOS. INVENTANDO DOGMAS A SEREM SEGUIDOS. SEMPRE LEMBRO DA IRMÃ DEBORAH SÁ DEPOIS QUE LI O SEU DEPOIMENTO E ORO MUITO A DEUS POR ELA, PARA QUE O SENHOR ILUMINE SEUS PASSOS E A ACOMPANHE EM TUDO QUE FOR DECIDIDO EM SER FEITO NA SUA VIDA, POIS ACHO QUE NÓS DA CCB TEMOS POR OBRIGAÇÃO MUITOS PEDIDOS DE PERDÃO A ELA E SUA FAMÍLIA. QUE DEUS A ABENÇOE NA SUA VIDA ESCOLHIDA A SER SEGUIDA E SEJA MUITO FELIZ.
        COMO FAZER PRA SER FELIZ, A MIM NÃO IMPORTA…
        POR TRISTEZE AO QUE FOI FEITO A VCS ÓRO POR QUE ASSIM O SENHOR ME FAZ LEMBRAR. NÃO SEI POR QUAL MOTIVO MAIS SEMPRE LEMBRO DESSA HISTÓRIA.

  40. Jaqueline said,

    Ola , lendo seu post , me identifiquei muito com a historia, porque meus pais aconteceu a mesma coisa etc e tals, a mesma coisa, so que nunca fui a fim de ir na CCB, e axo engraçAdo pq realmente o que vc diz e como me sentia la dentro, fora de mim dizer que la nao e uma igreja boa ou Deus nao age la! certo? Mas nunca me sento vontade la..
    1 pq achar que existe um pecado maior que outro e muito estranho de acordo com a biblia…
    2 separaçao de pessoas(os ricos podem fazer isso ou aquilo esmaltes corte de cabelo saia acima de joelhos e continuar tocando, e as pobrinhas nao)
    3 pensar que so eles tem razao e querer e pensar em poder julgar alguem ,pour algum pecado cometido,
    4 se acharem superiores aos outros.
    isso entre outras..
    mas oq ue me irrita acima de tudo e eles sempre estarem se achando acima de todos, so eles sao certo so eles tem direito ao paraiso, pregando um batismo sem ensinamento(bref essa parte nao me convem falar pois nao nao sei muito sobre o assunto)
    mas hj , entendo o veradeiro amor de Deus por nos, nao e somente ir a uma igreja e seguir regras feitas por maos de homens, e sim adorar a Deus com um coraçao voltado pra ele ama o nosso proximo, e ser fiel a Ele, Deus nao ta querendo que vivamos de aparencia, erros todas igreja tem, mas o que Deus quer e coraçao e santidade.. nao quer que me vista de saia longa cabelo longo e tenha nos coraçAo as piores vontades..
    bom e so isso espero nao ter insultado ngm, isso E MEU PONTO DE VISTA !! obrigada

    • alexandre said,

      Paz de Deus, não me leva a mal mais eu dou a Paz de Deus pra todos sem exceção de credo. Desculpe por tudo em nome da CCB, pois sei que tudo isso é verdade. Tento servir a Deus e foi na CCB que o Senhor me deu pra servi-lo, nossa é muita coisa terrível que eles fazem, Concordo com a irmã, não precisamos de religião(partido politico) é assim que acho sobre as religiões.Crer no nosso Deus e nosso Senhor, polo acima de tudo e ser caridoso sem interesse. Uma coisa que esta longe dos “evangélicos” e de outras doutrinas tb. conclussão: Quase todo mundo na face da terra não terãoa promessa de vida na pátria do Senhor. opnião minha 88% humanidade e 98% pregadores. FORA!!!

  41. Dinho said,

    vou resumir minha historia,conheci a ccb com 19 anos DEUS fez obras e mudanças em minha vida,mas nao conseguir deixar o pecado gosto de mulher e muito,ja peguei mulher variadas, travesti muito bonita e homem…respeito todos os gostos, mas gosto de mulher mesmo…muitas vezes me neguei a conhecer alguem na expectativa que que ia chegar a minha eleita, e assim o tempo vai passando tempo,cansei de esperar a minha Fé terei ate o fim da minha. agora so quero conhecer uma mulher independente da sua religiao mas que me queira de verdade e que eu a possa faze-la feliz e viver feliz ,ate gostaria de continuar a ir na ccb mas preciso viver minha vida com ou sem barreiras e ser quem eu sou …um abraço a todos

    • alexandre said,

      A Paz de Deus,Sabe por qual motivo os irmãos(a) sofre na CCB, por dar satisfação. A vida é sua com Deus e se vc não acha que Deus te cobra fica em Paz. Servir a Deus nem sempre é ser feliz nem sempre oque importa é a felicidade. Servir a Deus é aceitar os momentos que Deus nos proporciona, a um tempo determinado por Deus pra nossa vida toda, cada fase de nossa vida é determinado por Deus, até o seu “pecado” pra você pode ser pecado mais para Deus não, Pecado é quando Deus por Seu Espirito te condena e vc continua a fazer. Isso é pecado e pode ser até num fato de falar que o outro peca. Nada é pecado até que venha O Senhor ou Deus e te repreenda. Como saber que Deus me repreendeu? vc, vai saber.

  42. Elisa said,

    INTERESSANTE , EU FUI DA CCB DESDE OS 9 ANOS ATÉ OS 32 . HOJE ESTOU BEM MAIS RESOLVIDA , NÃO VOU EM NENHUMA IGREJA , MAS ACHO QUE TODAS SÃO IGUAIS EM DIZEREM-SE ” ABSOLUTAS ” ! MAS RECORDO OS HINOS COM SAUDADES É QUE FUI ORGANISTA, MAS NÃO PRETENDO VOLTAR . É MUITO RADICAL .

    • alexandre said,

      Paz de Deus, Tem muito irmão legal e servos de Deus ainda na CCB, A irmã foi ser organista ai veio as cobranças desses imbecis que se acham. Irmã fui na abertura das aulas para organista no J. Maravilha-Guaratiba RJ. minha fica estuda e a encarregada das organistas da Cariús C.G. RJ. disse que o dom da música é garantia de salvação. pra irmã entender que o Mint. ta cheio de maluco(a). Volta a congregar vai onde ninguém te conhece, Só não seja fanática indo todo dia. Vai 1 ou 2 vezes por mês e ta muito bom. Que Deus te ilumine te guie e te proteja em nome do Seu filho Amado Jesus Cristo.

  43. Fábio Perrucci said,

    Deborah. Só te digo uma coisa: tô com você e não abro!

  44. SALVADOR BAHIA said,

    Todas Histórias parecidas, acho legal esse compartilhamento de informações, desde 2010 o blog serve e servirá a todos que buscam uma resposta.

    Não vou repetir o que já foi dito nos comentários pois passei pelo mesmo processo.

  45. Débora Sampaio said,

    Oi Deborah, fui pesquisar algumas coisas da CCB ontem e acabei encontrando esse post aqui num outro site (http://oulorivallanforumeir.77forum.com/t6003-aquela-deborah-dossie-de-uma-ex-ccb), enfim, eu gostei muito do seu post, por mais que outros membros e etc, julquem e critiquem, eu concordo plenamente com tudo o que foi escrito por você. Tenho 16 anos e me batizei aos 12, sou organista desde os 12 também, por influência dos meus pais. Ví tanta coisa imunda e podre, escondida “por debaixo do pano” nessa igreja, que perdi totalmente a crença no que se diz “religião”. Tem gente que que paga de santo, que deveria ter vergonha de passar em frente a igreja e se denominar “crente” pelos atos imundos que comete e não tem vergonha na cara o suficiente pra assumir, e se esconde atrás de uma saia longa e um cabelo enorme, ou de um cargo de músico na igreja. Isso dá vergonha, repulsa, nojo. Conheço pessoas que não participam de religião alguma, que não não tem coragem de fazer o que muitos que se dizem “crentes CCB” fazem. Estou muito triste com o que ví. Essa igreja está repleta de gente sem consideração. Velhas que só vão na igreja pra colocar a fofoca em dia e olhar a vida dos outros, moças que são expert quando o assunto é “sexo oral e anal” e já “ficaram” com quase todos os rapazes da igreja e porque não dizer todos? Fora o que elas “pegam” quando vão à alguma “Reunião Da Mocidade”, moços que são tão putos que já é imaginável o que eles fazem não é mesmo? As irmãzinhas de fora que o digam, e as moças que não são crentes também, mas vê se todo culto ele não tá lá? Sentadinho no banco dos músicos com seu instrumento… Não perde nenhuma reunião de jovens por ser auxiliar e até fala em línguas! Olha que beleza! Engana fácil, fácil né? Sabe fazer a lição de casa direitinho! E o que dizer dos cooperadores hã? Dizem pregar a ‘Palavra de Deus’. Não é isso o que eu vejo. Alguns pregam o que a igreja quer ouvir, outros por ver e saber que tem algum membro da igreja que está “esfriando”, faltando cultos e se afastando da igreja, não perdem a oportunidade da palavra para pregar; ” irmão! Deus manda te dizer que aqui é o seu lugar! Se sair daqui no mundo você também não fica, Deus vai te recolher!” acho ridículo na boa. Ou quando sabem que tem alguém passando alguma “prova” ou dificuldades financeira pregam que isso logo irá passar e etc. Ah! E entra alguma visita na igreja pra ver! A palavra só fala com ela! Coisas do tipo: “Deus te chama! O seu tempo no mundo já acabou! Deus determina que chegou a hora de você fazer um conserto com Ele.” e eu me pergunto: ” Por que isso tudo? Deus revela mesmo a palavra? Ah por favor! Tá lá pra todo mundo ver! Só não enxerga quem não quer!”
    Estou saindo da igreja, coisa que já quis fazer faz algum tempo. Bom, essa semana entrego meu “cargo”. Estou cansada de ser julgada porque não sigo a doutrina, uso calça, blusa sem manga, e não uso saia depois do joelho! Quem se importa não é mesmo? Afinal a regra da igreja é “Você pode fazer, contando que não fiquem sabendo.” E o que tenho a dizer de tudo isso? Ah, eu tenho nojo desse povo hipócrita! Sem um pingo de respeito pelas coisas que eles mesmo chamam de “coisas de Deus”. Tenho vergonha de dizer que um dia fui da CCB. Vergonha pelos que praticam o errado e se escondem atrás do nome da igreja. É isso. Religião não salva ninguém! Acordem! Vai ter mais gente da igreja indo pra o inferno do quê os que não praticam religião alguma. Repito novamente: “RELIGIÃO NÃO SALVA NINGUÉM” faça a sua parte de modo em que seja sincero e de coração, pois é disso que Deus se agrada.
    Deborah, um grande abraço.


Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: