7 julho, 2009

Dossiê CCB – Segunda Parte

Posted in Crenças tagged , , , at 10:07 am por Deborah Sá

Hierarquia na Congregação Cristã no Brasil

Cargos Masculinos

Anciões: O nome já é auto-explicativo, são em geral homens mais velhos que estão há um bom tempo em outro cargo “de púlpito”, eles são os correspondentes á chefes de cada filial (também chamada de “comum”). Presidem a “Reunião da Mocidade” que acontece quinzenalmente para os jovens não casados.

Cooperadores oficiais: São os que presidem os cultos noturnos, destinados aos casados e adultos. Este culto é chamado “Culto Oficial”

Cooperadores de Jovens: São os que presidem os cultos para crianças e jovens não casados (todos os domingos). Este culto é chamado “Reunião de Jovens e Menores”

Encarregados de orquestra: São os que regem as orquestras durante os ensaios.

Músicos: Só há instrumentos clássicos, nada de bateria ou guitarra, o negócio lá é órgão, violino, flauta transversal, fagote…

Porteiros: Ficam na porta, recolhem “coleta” (dízimo) do lado masculino.

Auxiliar de Jovens: Leia a descrição da função em “Recitativo”

Obreiros: Recolhem roupas e outros objetos para distribuírem gratuitamente aos mais pobres. Fazem missões de evangelização e etc.

Cargos Femininos

Organista: O órgão é o único instrumento que uma mulher pode tocar. Só há um órgão por igreja.

Porteiras: Ficam na porta, recolhem “coleta” (dízimo) do lado feminino.

Obreiras: Equivalente ao masculino

Etapas do culto

Hinos: Não há música secular, o hinário é composto por 450 hinos, cada um para cultos específicos que vão desde batismos á funerais. As melodias são baseadas em músicas clássicas, por isso conheço muitas melodias de música erudita sem saber quem é o autor.

Despedida: Ato em que um casal vai na frente da igreja na Reunião da Mocidade e anuncia que vai casar e que por isso, não mais freqüentará a Reunião de Jovens e Menores, nem as Reuniões da Mocidade.

Oração: Todos ajoelham e fecham os olhos, quem “sentir Deus” abre a boca e fala o que vêm “no coração”.

Palavra: Momento onde quem está no púlpito faz uma conexão direta com Deus e através dele fala para os fiéis sua vontade.

Coleta: Um dízimo voluntário. Os cooperadores não recebem um centavo por pregar. Ao doar a pessoa escolhe para onde vai este dinheiro: Para pessoas mais pobres, para a manutenção daquela igreja, para missões de evangelização…

Testemunho: O indivíduo vai lá na frente no microfone e conta algum “livramento”, “milagre” ou coisas engraçadas. Em especial os velhinhos sempre contam coisas engraçadas. Duvida? Tem até uma comunidade no Orkut chamada “Testemunhos engraçados CCB”. Nunca esqueço quando um senhor foi ao microfone e disse “Quando eu vi uma mulher pelada, eu morri de alegria”. Eu tinha uns 5 anos e achei tão, mas tão engraçado e sem sentido que passei a imitá-lo em casa. E como criança inconveniente que era, queria fazer isso em todos os lugares e matar meus pais de vergonha. Mais situações engraçadas em Dossiê CCB – Terceira Parte – Pérolas na CCB

Batismo: Só acontece em cultos para este fim, veste-se um roupão cinza, entra-se no tanque e “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” TCHIBUM. Sim, sou batizada. Foi aos 14. Podem-se batizar a partir dos 12 anos, não é obrigatório mas há pressão em uma série de testemunhos de “jovens que não obedeceram ao senhor, bateram o carro e morreram antes de batizar e daí né….”

Santa Ceia: Acontece uma vez ao ano. Um pedacinho de pão, um pouquinho de vinho, uns hinos e etc. Tem que tomar todo ano senão…Tomei duas santas ceias na vida, na verdade criei um diarinho O_O
“ Querido Deus, meu primeiro batismo foi dia tal, presidido pelo ancião tal…”.

Recitativos: Em dado momento do culto de jovens há o que chamam de “Recitativo”. Os grupos de crianças e jovens são separados por tamanho e faixa etária, o “Auxiliar” escolhe um trecho da bíblia e distribui um versículo para cada jovem. Então, todos vão em fila na frente da igreja e cada um lê o pedaço de papel que lhe foi entregue, sendo assim:

Primeiro da fila: Deus seja louvado
Todos: Aaaaamém
Primeiro da fila: Com a ajuda de Deus, iremos recitar Salmo 23 do versículo 1 ao 18 – O Senhor é o meu pastor e nada me faltará
Segundo da fila: Deitar-me faz em verdes pastos….

E assim até que termine a fila e entre a próxima com outro trecho da bíblia.

Expressões idiomáticas

Comum: Ou comum congregação, é como chamam as “filiais”.
Um diálogo típico de fim de culto:

- Ei irmãozinho, qual sua comum? (Risos)
– A paz de Deus irmãnzinha, a minha comum é Interlagos e a sua?
– Vila Ré. Tá só prova na minha vida, cada atribulação!
– Mas fica firme irmã, são provas como de Jó.

Caiu na graça: Saiu da igreja. Pecou de alguma forma.

Falar em línguas: A “língua dos anjos”. Cada um se manifesta de um modo, lembro quando criança segurar o riso nestas manifestações religiosas. Tinha até a “Irmã Pombinha”, era uma idosa que ao “manifestar” parecia uma pomba fazendo “Prrrrr prrrr prrrr”.

Calamanáia: Modo jocoso de se referir a quem “fala em línguas” por qualquer bobagem.

Pecado de morte: Há níveis de pecado, pecado de morte costuma ser fornicação (sexo fora do casamento), blasfêmia e outras coisas “pesadas”.

Criatura: Todos os que não são da CCB

Carnal: Pouco consagrado. Exemplo: “Fulano é muito carnal”

Excursão: Fazer “Caravana” pra ir em uma igreja distante.

E para concluir: Homens sentam separados de mulheres. Dentro da igreja todas usam véu branco na cabeça. Se uma mulher visita a CCB logo as porteiras correm pra emprestar um véu e um hinário.

Por ter uma vivência de longa data nesta instituição – dos 0 aos 16 anos-, não conseguirei resumir em apenas um post.

Confira Dossiê CCB – Primeira Parte e Dossiê CCB – Terceira Parte

Atenção: Se você, cristão, homofóbico, racista e/ou machinho usar o recurso dos comentários pra me xingar e fazer ameaças saiba: Além de não aceitar seu comentário posso te denunciar por discriminação (reconheço IP). Então, não perca seu tempo.

24 Comentários »

  1. bento VI said,

    DESSE JEITO FILHA, VC VAI DESCREVER DIREITINHO COMO SERÁ PRA VC O INFERNO FUTURO. ONDE MUITOS SERÃO CHAMADOS E POUCOS ESCOLHIDOS…

  2. rafaela said,

    a primeira vez que fui a congregação parecia q tinha visto o demõnio ali ,pois fui muito carnal..kkkkkk …e também porque o meu namorado ja fazia 8 anos q ele é da congregação,então disseram la na igreja que eu era uma prova na vida dele,que eu estava querendo seduzi-lo….detalhe eu estava querendo seduzir um homem de 25 anos e q ja foi casado…me poupe ,existe muitos absurdos dentro da congregação,so convivendo p ver

    • erika de andrade lima said,

      como tbm foi exatamente assim so q ele tinha 23anos na época , falaram que eu era laço armadilha do capeta nossa sai dela chorando

  3. Rhenan said,

    Deborah!

    Voce frequenta alguma denominação?

    • Deborah Sá said,

      Rhenan,

      Não, sou atéia. Respeito que você acredite em Deus mas isto não faz o menor sentido para mim. E obrigada, não quero conhecer sua igreja, nem aceitar Jesus Cristo.

      Falei “graça” pois é assim que eles se denominavam.

    • rafaela said,

      oi rhenam sim.cheguei a me batizar na ccb,mas hoje ja faz algum tempo q não frequento nenhuma
      abraço

  4. Rhenan said,

    Deborah

    (nao sei se vc “falou” num tom agressivo..mas se foi..calma..rss)…entendii!…mas sobre a graça, eu postei para a vania na terceira parte do dossie..ela q comentou sobre “Esta graça”….e sobre o convite para visitar a igreja..no qual foi apenas um conselho…foi pra rafaela…na primeira parte!! e só perguntei se era d alguma denominação..por curiosidade mesmo..rs!^^..nem coloquei nome..porq pelo q eu vejo aki no site..a msg fica em baixo da anterior..da para saber para quem eu respondi! mas em fim…gostei do seu blog!!!;)

  5. lemuel m. cruz said,

    Eles gostam (ccb) muito de pregarem para quem ja são crentes,digo de outras igrejas, tmb metem o pau nos pastores, falam tmb mal dos dizimos, batizam novamente dizendo q só o batismo deles é que e certo. Também dizem que oração só vale quando feita ajoelhados. Pergunto: 1º] -Por que o ancião não ajoelha então dentro do tanque na hora em que vai orar pra começar o batismo?, ele ora de pé la dentro. 2°] -Por que recebem ofertas em dinheiro? – Esquecem da teoria que diz assim: A ordem dos fatores não altera o produto. Dizimos e ofertas pra mim são as mesmas coisas, tudo é dinheiro.

    • Ligia said,

      Lemuel, o ancião não ajoelha no batismo pelo fato de estar em um tanque com água, não é viável ajoelhar-se correndo o risco de escorregar e se machucar, haveria um transtorno grande, para intenção de ser uma festa espiritual. Não ajoelhamos em cultos funerais também porque não convém as normas de vigilância sanitárias. Ajoelhamos quando possível, mas não somos ignorantes a ponto de se ajoelhar em um tanque com água ou em velórios! Enfim… A respeito da coleta, não combina pregar nas igrejas para honrarmos nossos compromissos ( sobre pagamento de contas, etc), e deixar as contas de luz, água, telefone da igreja sem quitá-las. Havendo mais dúvidas, pergunte ao ministério de sua região, para nós são coisas simples e lógica de se explicar, mas para quem está de fora, deve ser complicado de se entender. Abç

  6. Andrade said,

    Eu também frequentei a CCB fiquei durante 8 meses é gostei do ambiente da pregação e tudo mais entretanto neste periodo acho que é utilizado uma lavagem cerebral nas pessoas e um terror psicologico para fazer as pessoas acreditarem que só lá esta a salvação ( sendo que a biblia sagrada não fala de placa de igreja e só Jesus é o caminho a verdade e a vida).

    eu frequentei a CCB, BATISTA, Assembleia

    falam que adultério não tem perdão – sendo que esta claro que na bíblia tem -( Até rei Davi cometeu adulterio e obteve o perdão)

    muito preconceito com as pessoas de outras igrejas e quando você sai da igreja eles ( nem todos) viram a cara coisa que JESUS CRISTO nunca fez isso.

    As pessoas fofocam um das outras. e não tem educação ( Deus se agrada de um servo educado e com respeito ao proximo).
    Claro que conheci gente legal e compreensiva também.

    só oram pelo seu irmãos. sendo que na biblia esta escrito que devemos orar pelo nosso inimigos e proximo

    teve irmão (sem entendimento é claro) que me disse que mendigo não tem alma!! Isso é absurdo porque não existe isso escritos nos livro sagrados.

    Existe varios erros e escandalos que são abafados e escondidos e tudo aparência.
    ( vocês podem pesquisar no YOUTBE CCBVERDADE.

    Pra tudo você tem que sentir! Eu prefiro usar a razão

    a repressão dos irmão é realmente grande.
    Quando eu decidi que não iria mais a igreja, ele me fizeram pergunta e teve um sem educação que me diz coisa do tipo e nervoso : o bicho não descança nem de dia nem de noite, um dia você vai voltar velho quando o mundo não te querer mais, ( ataque psicologico) eu nunca fui tão ofendido.

    A pessoa que me levou lá na CCB

    obs: Eu não cheguei a me batizar

    Hoje percebo que as pessoas são moldadas e manipuladas pelas segmentacão doutrinarias, politica e cultural. isso cega a pessoa e não percebem outra opções. ( existir já é um trauma, tudo isso faz parte a vida infelizmente)

    • Ligia said,

      Andrade, lamento pela pessoa que te evangelizou, tal pessoa não deve ser convertida para te falar uns absurdos desses… (trágico) Mas, quando se diz que na Congregação Cristã no Brasil há salvação, placa nenhuma salva as almas realmente, mas o que confirma que estamos no caminho certo são os sinais como milagres, promessas feitas e cumpridas, enfim… Isso não significa que não há salvação na Presbiteriana. Quadrangular, Católica, etc ou para quem não crê em uma segunda vida tudo vai das obras feitas por cada um…… Arespeito de Davi, isso ocorreu no velho testamento seguimos o novo testamento conforme foi revelado a João Batista… No velho testamento eles guardavam o sábado não trabalhando etc… Na Congregação não seguimos isso porque tudo isso ocorreu antes de se cortar o véu de cima a baixo, ou seja, antes da crucificação de Jesus Cristo após a crucificação acabou uma era e se iniciou outra, tanto que antigamentea luta era cóntra acarne (guerras com judeus e filisteus) hoje é contra o espíto (não cometer pecados que contamine a nossa alma)…. espero Espero que tenha entendido um pouco… Abraços…

      • Andrade said,

        Ligia, você me parece uma pessoa educada e humilde. gostei de sua explicação. ( mesmo não concordando e acreditando)

        Mas tenho que dizer uma coisa

        Ligia, depois de ver revelacoes contra as escrituras, contradicoes, ignorancia, infantilidade, heresia, e sentimento de medo,seu adeptos cegos e acorrentados em dogmas, e coagidos psicamente. Virando verdadeiro zumbis de seitas, deixei de ir e eu fui ameacado.e relatos de pessoa que tem medo de sair por causa da opressão.
        A doutrina da CCB manipula e chicoteia uma legião zumbis, ela.quer ser dona da Biblia, espirito santo, Jesus Cristo, e DEUS. Alias se intitulam graça uma grande heresia por graça é JESUS CRISTO.

        CCB = Cadeia mental
        Irmao= Zumbis

        Nunca mais eu volto la, esse povo nao conhece paz, sao arrogante e prepotente, nao tem educação,não existe perdao lá . MUITO menos a compaixao de CRISTO.

      • Andrade said,

        so quero pedir desculpas por ter chamado os irmao da CCB de zumbi, o zumbi aqui sou eu que fui muito ignorante, pois temos que respeitar a fé e a igreja dos outros,só nao concordo com esta igreja.
        e por outras palavras que isso, se alguem se sentiu ofendido peço descupas também.

        quem se sentiu ofendido peço desculpas.

  7. Gideao da verdade said,

    Relato dos gideao da verdade

    as vezes me recordo, de quantas vezes eu cheguei em minha casa chorando, vindo da igreja, depois de ouvir aquelas malditas palavras de exclusão (você não é mais digno de está neste lugar, você está morto-fedendo a defunto etc) batendo a cabeça nas paredes, me questionando por que Senhor, porque tudo isto? Hoje, dou graças ao Altissimo Deus, que me libertou desta maldição, hoje eu sou um homem feliz, vou onde quero, levo a minha família aonde eles querem ir, faço o que a minha alma deseja sem restrições e nem conciencia pesada nenhuma. Amo a todos os meus semelhantes imparcialmente! Que é uma das maiores maravilha do mundo, coisa que os crentes em geral desconhecem, pois só amam os da sua igreja. Temos muitas coisas a falar, do que esta maldita igreja CCB e sua doutrina de demônio, tem feito com o povo na terra; o Ministério não tem ideia do mal que estas palavras de maldições que eles pregam, causam na vida das pessoas, é maldade e maldição pura!!!

    • Concordo com vc Gideão! todas essas coisas já ouvi na igreja, não para mim, na época que era muito crentona rs, depois que saí, é que realmente aprendi e não fui mais na minha comum, pq sabia que ia ouvir essas ofensas, mas mesmo assim Deus nunca me desamparou, conheci a verdade fora, no mundão, o que antes parecia para mim insuportavelmente errado, hoje vejo que tem sentido, existe mais amor em pessoas comuns, existe amor fora da ccb sim, existe Deus fora da ccb sim, e sim Ele nos ama da forma que somos, e nos da livre arbítrio para seguir em frente, fique com DEUS e não desista nunca de vc e sua família!!

  8. Ana said,

    Eu concordo com o Andrade acima. Na CCB tem um ninho de pessoas preconceituosas, maldosas e fofoqueiras, sem contar na lavagem cerebral. Ainda bem que não batizou porque depois que batiza a tortura psicológica é maior. Mas quer saber… A maior comunhão está entre Deus e nós mesmos. Viver na CCB não é porta para entrar no céu. Eu batizei sem saber o que era batismo. Fiquei tocando há mais de 20 anos nesta igreja cheia de machismo. Condenam o adultério e acham que mulher é chão para ser pisada. Eu fui agredida e humilhada. Por conta de não aceitar e querer divórcio, ficarei sem liberdade. Agora, pergunto: Deus é a favor de agressão contra a mulher… esses crentes fofoqueiros deveriam estudar a Lei Maria da Penha, tem um monte de agressor nesta igreja e eles torturam mulher para ser submissa. Vamos ver quem entrará no ceú sem caridade. Agredir ao próximo, fazer maldade é sinal de caridade (pergunta)… meu pc está sem interrogação…

    • William said,

      Meus sogros são da CCB. Não têm televisão em casa. Conversando com meu sogro, ele estava falando como achava incrível o telefone, você fala de um lado e é escutado a quilômetros de distância. Eu falei que eu achava muito interessante o fax e a internet. Ele me escutou como se eu tivesse contando uma novidade pra ele, já que ele trabalha com alvenaria e, acho eu, nunca viu essas tecnologias funcionando. Ou seja, a proibição de se ver televisão só serve para alienar a pessoa e bitolá-la ainda mais. Eles têm uma filha de nove anos. Ela perguntou à mãe o que era “camisinha”. Em vez de responder, a mãe bateu na menina. :shock: A CCB se considera a única igreja que receberá a salvação, do mesmo modo que as TJ. Quando eu ainda era estudante, uma vizinha de minha mãe me falava muito sobre a CCB, me chamava insistentemente para assistir a uma reunião. Eu tinha medo -medo de que, depois de ter conhecido a “Verdade”, eu assistisse à tal reunião e ocorresse alguma manifestação espiritual, que me desviasse. Depois que eu saí da Torre, até fui à igreja e não vi nada demais. Meus pais já pertenceram à CCB (meu pai até chegou a se batizar), mas saíram. Mas meu irmão mais velho é de lá. Essa religião é meio xiita. As pessoas que saem da religião também são desprezadas pelos membros. Houve uma época, aqui em Belo Horizonte, em que os bandidos estavam cortando os cabelos das mulheres nas ruas -principalmente “rabos de cavalo” -para vender para fazer perucas. (Não é boato não, acontecia mesmo) Nessa congregação que meus pais chegaram a freqüentar, os membros pararam de conversar com uma jovem que tinha sido atacada, porque ela ficou com cabelo curto, que, segundo os Coríntios -na interpretação deles-, é uma desonra para a mulher

      • levi soares pinheiro said,

        Olá william, tudo bem ? eu sirvo Deus na congregação cristã no Brasil ,perceba a diferença entre servir a Deus , e ser de uma igreja. não é a placa poderia ser qualquer nome , o nome é só burocracia mas é a doutrina , vc acredita na bíblia como a palavra de Deus ? isto é o mais importante se a resposta é sim, então vc acredita em Jesus Cristo . pois bem .O que ele disse sobre a sua doutrina ? ela é santa , como ele é santo , nós procuramos honrar o senhor honrando a doutrina .Não achamos que só nós vamos pro céu mais o senhor disse quem crê e for batizado sera salvo quem não crer já é condenado .Vamos falar do batismo muitas igrejas fazem o batismo por imersão , esta escrito . mais , em nome de quem é este batismo ? porque se disser em nome do pai do filho e do espirito santo , tudo bem . como o batismo de joão . Como é o nome do senhor ? eu o conheço por JESUS CRISTO . E ele disse em meu nome tudo que pedirdes eu vos concederei com o batismo pedimos perdão . e ele nos perdoa se o batismo for realizado em seu nome . quanto a tv ninguem proibe , como esta escrito tudo é licito mais nem tudo me convem . quanto a sua sogra certamente ela só não soube lidar com a situação , como vc mesmo disse seu sogro é um homem rude um homem que atravessou um novo milenio como pai de familia muita coisa mudou . tenho um filho de 9 anos ainda não falei sobre orientação sx com ele .mais quando precisar sei que Deus me guiara em tudo . Quanto as pessoas que saem não são desprezadas mais é normal se sentirem assim .

  9. Reginaldo said,

    Por aqui os membros da CCB são famosos por ter TV dentro do guarda-roupa.

    Tive um Patrão, quando eu era moleque, que fabricava tapetes, e era de uma familia da CCB, ele era um notório maconheiro, mas bem na dele e procurava disfarçar, mas sempre vinha um cheirinho de seu escritório.

    Ele foi criado na CCB, mas não estava freqüentando, até que resolveu voltar.
    Poucos meses depois ele estava mais pirado da que antes, e sempre conversava comigo.
    Numa ocasião ele veio me confidenciar uma “revelação pela palavra”, que ele iria se encontrar e se casar com Brooke Shields. Fiquei sem palavras diante da conversa afinal ele era o patrão. Lembrei tambem que algumas noites anteriores tinha passado na tv o filme A lagoa Azul…

    Cannabis sativa+CCB+filme da Brooke Shields= Vender todas maquinas do pai, dar um calote em quase todos funcionários(eu não pois concordei que devia ser uma revelação, mesmo segurando a risada) e ir para o USA sem saber nem geografia, muito menos inglês.

    Reapareceu três anos depois, ainda solteiro e de bicicleta no bairro, e com uns processos no ministério do trabalho.
    Eu até pagaria para saber o que ele andou fazendo por lá…deve ter sido muito engraçado…

  10. amanda said,

    Pessoal eu sou da ccb e sou muito feliz, sinto uma paz muito grande e nao tenho a minima vontade de mundar de igreja… Eu aprendi que placa de igreja nao leva ninguem para ceu, oq te faz merecedor sao suas obras eo amor de cristo no coraçao… Mas em qualquer igreja que vcs forem vai ter gente de todo tipo, tem aqueles que só vao pra julgar, criticar… o nosso unico modelo é cristo ele veio na terra sofreu humilhaçao de todo tipo foi rejeitado até pelo seus e nao desanimou e nem se revoltou… ah e tem algumas coisas que vc escreveu que ta errado, na ccb nao tem dizimo cada um dou a importancia que quiser oq sentir da parte de Deus, NAS REUNIOES DE MOCIDADE vao jovens e casados a reuniao é pra mocidade mas OS CASADOS VAO TAMBEM, Quandos os jovens se despede porque vao se casar nao quer dizer q eles nao podem mas frequentar os cultos de jovens ou reuniao da mocidade eles só nao vou poder mas pedir hinos ou recitar mas eles podem ir sim e eles vao,, Os recitativos que sao vesiculos que as crianças ou jovens ficam numa fila e falam é muito bom pra estimula os jovens e crianças a ler a biblia, sempre eles dao os recitativos uma semana antes pra que possam ler o capitulo e o versiculo e pedem pra decorar issso é maravilhos quantos versiculos eu decorei e tenho eles gravado na minha memoria ate hoje,, quando to triste eu lembro deles e me sinto tao bem… A igreja Congregaçao Crista no Brasil e uma igreja muito seria que leva a palavra de Deus os ensinamentos que estao na biblia muito a serio ah e é a unica igreja que eu conheço que ninguem tem salario todos sao solidarios a obra de Deus “de graça dai oq de graça recebeste”… mas é com eu disse muitos vao la pra servir a Deus de coraçao e com amor e outros sem intendimento da biblia acabam fazendo mal pra quem ta do lado…Mas temos que pedir a Deus por eles…MuitaS pessoas sentem inveja da ccb, falam mal julgam destorcem as coisas eu fico triste com isso porque eu me sinto tao bem la… Tenho uma amiga minha que ta começando ir na ccb e ela ta amando… disse que Deus fala muito com ela sempre que ela vai,,os hinos de louvores a Deus que ela canta mexe com a alma dela ah e com sao lindos os hinos,,, ela ta muito animada. O importante é o desejo de servir a DEUS. Que abençoe a todos

  11. Denis said,

    É incrível o nível de alienação dessa agremiação religiosa. Nasci “na Graça” e, sou da terceira geração…fico feliz que, hoje, com a internet, podemos encontrar pessoas que, assim como eu, tiveram a coragem de romper com a total bitolagem dessa instituição. Para mim foi ainda pior, pois sou gay e a CCB foi um um entrave enorme na minha aceitação não só como Gay, mas como ser humano. Reconheço alguns valores que trago de lá, como a cooperação, a organização e a ordem, no entanto, devo ressaltar que isso só existe para quem vive àquela realidade. Qualquer um que experimente sair dessa igreja sabe muito bem o que vai enfrentar, a começa pela família. No início foi muito difícil, eu simplismente pedi para ninguém mais me saudar com a famigerada “Paz de Deus”, porque não queria ser associado à CCB. Hoje sou muito feliz com o meu companheiro (há 7 anos) e ainda tenho contato com familiares de lá, eles vivem em uma copleta prisão…mas, respeito a decisão deles e espero que eles respeitem a minha.

  12. Sonia said,

    Eu sirvo a Deus na CCB e sou feliz graças a Deus. Sou batizada e fiquei afastada por 05 anos + ou – no inicio eu achava tudo muito bom, fazia o que eu queria claro com moderação, mas depois com o tempo comecei a sentir um vazio, tristeza e angustiada. Porque as coisas materiais traz alegrias mas e so de momentos, espiritualmente me sentia vazia então comecei a ir em outras outras denominações, achava ate bonito os cultos mas me sentia um peixe fora d’agua eu tinha vontade de ir na minha igreja mas eu tinha vergonha, graças a Deus na minha comum ninguém me desprezava quando me encontravam na rua me abracavam e falavam pra mim voltar eu ficava feliz, o problema estava comigo eu que tinha vergonha de ir. Um dia estava muito mal triste, angustiada e fui em uma denominação e Deus usou uma missionaria e falou comigo que era pra voltar pro caminho de Deus e voltar também pro lugar aonde vc servia a Deus e falou muitas coisas da minha vida e coisas que ninguém sabia so Deus.
    Nesse tempo que me afastei, pequei, morei com uma pessoa tive uma filha linda fui para baladas, eu abandonei o Senhor mas ele nunca me abandonou, ficava muito feliz quando estava em algum lugar que irmãos(as) que não me conhecia perguntavam se eu era crente e da ccb eu sabia que era Deus, porque eu estava completamente diferente de quando estava na igreja qualquer pessoa que me visse não diria que eu era evangélica e da ccb era so Deus pra revelar a eles.

  13. Jessica Ribeiro said,

    Olá, gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha história!!

    Sou da CCB a muito tempo, já vai fazer 13 anos.

    Quando comecei a ir tinha 7 anos de idade, eu ia com a minha mãe e a minha irmã. Começamos a frequentar a igreja através de uma tia minha que nos levou para conhecer, mas não nos explicou nada sobre a doutrina da igreja e que a gente tinha que se apresentar para o ministério.

    Como nós estávamos passando por uma fase muito difícil na vida, minha mãe não se preocupou com isso, nós íamos somente para buscar a Deus e ouvir a palavra e já saíamos.

    Comecei à ir na reunião de jovens, só que infelizmente eu e a minha irmã não eramos aceitas (talvez porque não eramos pobres e não eramos apresentadas, fato que descobri muito tempo depois), eramos totalmente excluídas, i eu era só uma CRIANÇA naquela época.

    Logo eu e a minha irmã desistimos de ir na reunião, e ficamos só indo no culto à noite.

    E o tempo passsooouu….. às vezes tentavamos ir novamente na reunião , mas vira e mexe dava alguma confusão e nós paravamos de ir!!

    As pessoas da CCB sempre foram muito fechadas, ninguêm nunca se aproximou de nós para perguntar se agente era nova ali, ou fazer uma amizade.

    Diante de tudo isso nós desanimamos e não nos apresentamos para o ministério, até porque essa minha tia que nos levou para a igreja falava que não precisa se apresentar nem nada (ela explicou tudo errado pra gente).

    Conforme os anos foram passando, sentia um vazio muito grande dentro de mim ( i eu falo isso com imensa tristeza), por desde criança ser uma pessoa excluída lá dentro. E isso acabou afetando a minha vida em outras partes.

    Quando estudava no ensino fundamental e no colegial, convivi com pessoas dessa denominação, que me fizeram sofrer muito (fui muito descriminada porque as moças de lá cometiam fornicação i eu não). Esse período da escola me fez tão mal que quando terminei o ensino médio fiquei doente, indo em vários médicos e não se descobria o que que era a doença (certamente era emocional). Graças à Deus orei muito e dessas doenças Deus me libertou.

    Com 17 anos fui à uma congregação,e nesse culto tinha um batismo especial, Sentia no meu coração fortemente Deus me chamando e me batizei…

    Depois minha vida ficou na mesma lá dentro.

    Para ser sincera sempre gostei dos cultos, da palavra, mas infelizmente nunca consegui seguir essa doutrina (talvez um dos motivos de eu não ser aceita lá), eu uso calça, esmalte nas unhas, e também passo maquiagem, não vejo mal nenhum nisso. Mas eu sempre andei descente, e fora isso sempre fui uma menina quieta, tentando agir de acordo com a vontade de Deus.

    Para resumir a história…

    Não faz muito tempo que Deus me deu forças i eu e minha família, fomos nos apresentar para o ministério (depois de tantos anos, mas fomos em outra CCB e apenas falamos que fazia pouco tempo que estavamos indo). Voltei à ir nas reuniões de jovens, Deus “falou comigo, de uma forma que eu nunca vou me esquecer na minha vida”. Eu me infiltrei (tentei me socializar), fui varrer a igreja no final dos cultos, fui em visitas, tentar me relacionar com os jovens de lá….porém infelizmente não deu certo de novo… eu não gostei de NADA, não me senti bem!

    Eu penso diferente deles, é essa a verdade. Muitas moças de lá se casam cedo, i eu não concordo com isso. Penso que se deve esperar amadurecer mais, para ter certeza do que está fazendo e também para dar tempo, de se ter uma boa estrutura financeira para isso.

    Descobri que “sozinha lá dentro”, eu fico melhor, quando me aproximo deles minha fé se acaba, e eu acabo me afastando de Deus…..

    Atualmente fiz 21 anos, por mais que eu tento superar tudo o que eu e a minha família passamos lá dentro, é difícil, porque ficaram grandes marcas em mim!!! que eu sempre vou me lembrar, que eu fui para essa igreja de coração sincero, e fizeram tudo isso comigo!!

    Existem pessoas, que se dão bem lá “são aceitas”, mas infelizmente comigo não foi assim!!

    Já comecei a visitar outras denominações, e se eu achar um lugar que eu sinta a presença de Deus, e que eu for bem recebida, eu pretendo sair desta denominação. E se eu sair nuncamais pretendo voltar, quero deixar tudo para trás e não voltar mais lá!! Com o pouco de força e fé que me resta pretendo ir em busca da minha felicidade, porque a salvação é individual, não adianta ficar sofrendo em um lugar passando tanto sofrimento tentando servir à dEus, que no final das contas quando Jesus voltar a gente nem tem mais salvação.

    Quero deixar bem claro aqui, que eu não estou falando mal desta igreja, apenas estou relatando, aliás um desabafo de tudo o que eu passei lá ,porque foi um FATO, isso realmente aconteceu!

    Penso que DEUS é maravilhoso ele realmente existe, tive provas disso! por mais dificil que esteja uma situação a gente nunca deve desistir perder a esperança, devemos ter sempre FÉ, é ela que nos dá força pra viver e superar o que não pode ser mudado.

    Espero um dia encontrar o meu lugar, uma igreja em que eu me sinta bem para ter liberdade de servir á Deus!!

  14. Bryan said,

    Sou gay

    Não sou batizado

    Me sinto mal as vezes

    Congrego muito no Brás

    Me mande um email e trocamos whats


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 168 outros seguidores

